Por que usar tapetes na decoração? Os motivos são vários. Desde limitar ambientes em espaços integrados até trazer mais aconchego a um espaço, o fato é que o complemento é capaz de dar um toque todo especial ao décor. Apesar de sua importância, há muitas dúvidas, principalmente em relação ao uso de cores e estampas. Para resolver todas elas, nosso design com alma brasileira oferece opções feitas sob medida para a sua casa. É possível escolher cor, material e tamanho de sua preferência! Mas, mesmo com tantas opções, é interessante estudar um pouco o que você precisa antes de sair às compras. Então vem conferir as nossas dicas!
1. Escolha a cor primeiro
Comece pela cor. Segundo a arquiteta Gabi Prado, o primeiro passo para isso é definir qual papel o tapete terá no ambiente. Se ele for o destaque, opte por estampas ou cores mais fortes. Caso ele funcione apenas como um complemento ou uma base neutra, os tons discretos serão os ideais.
É importante pensar na cartela de cores do ambiente antes de escolher o seu tapete.
2. Preste atenção no acabamento usado para o piso
Preste atenção não só nos móveis, mas também no piso. “O tapete deve combinar com tudo, ou seja, com o sofá e com o piso. Não dá para pensar numa composição e excluir um dos itens”, explica a arquiteta Carina dal Fabbro. “Em pisos de madeira, gosto de usar tapetes mais claros, feitos de fibras naturais como Kilin ou Zili. Se o ambiente for mais clássico sugiro os orientais, que tem seu espaço no mercado e sua tradição, além de nunca sair de moda”, completa.
Piso de cimento queimado é coringa para combinação de tapetes.
3. Escolha um tapete de material que se adapte ao clima da sua cidade
Tapetes felpudos em ambientes muito quentes não formam uma boa dupla. Da mesma forma, um tapete de palha não alcançará o resultado desejado em uma cidade com clima mais invernal. Por isso, sempre leve em conta o conforto na hora de escolher o seu tapete.
Madeira e fibra natural são uma ótima combinação para climas quentes.
4. Pense nas medidas
Tudo é uma questão de proporção. Porém há algumas regrinhas para os diferentes tipos de ambientes. Conforme explica a arquiteta Aparecida Borges, o tapete deve ser sempre maior do que o móvel que ele está agregando para fazer o layout.
Sala de jantar
O ideal é ter uma sobra do tapete para poder arrastar a cadeira. Trabalhe com um espaço de 70 centímetros a 1 metro de sobra.
Sala de estar
Use sempre o sofá como referência de tamanho para o tapete, aconselha Aparecida Borges. O recomendado é que o tapete “entre” um pouco sob os sofás e poltrona. Mas caso você queira mostrar um pouco o piso, nada impede que ele termine logo no início do sofá, funcionando como uma moldura para a mesa de centro.
Quarto
O ideal é que a pessoa acorde e coloque os pés diretamente no tapete ao sair da cama. Por isso, ele deve ser posicionado a partir da metade da cama. Use também como referência a sobra de 70 centímetros a 1 metro.
Lavabo
Use a bancada da pia como referência, e escolha um tapete que acompanhe as suas dimensões.
5. Busque um estilo que combine com sua decoração
Se sua casa tem estilo mais despojado, tapetes de cores e fibras naturais — os terrosos são uma super tendência — são mais adequados. Caso tenha um décor mais sofisticado, pense em tapetes de materiais mais aprimorados, como a lã e o poliéster.
6. Ouse com a sobreposição de tapetes
Já falamos aqui no blog sobre como fazer a sobreposição de tapetes. Você pode utilizar da estratégia para delimitar um móvel na sala ou apostando na mistura, por exemplo, seja ela de texturas ou de cores e estampas. O interessante é trabalhar com tamanhos e até formas diferentes para sobrepô-los. Um bom truque é escolher um tapete para ser a base — em tom neutro e maior — e escolher um menor estampado, para ressaltar algum móvel do ambiente.
Tapetes de diferentes cores e materiais se complementam nesta sala da AB Arquitetura.
7. Fique por dentro das tendências
Você não precisa seguir as tendências à risca, mas vale a pena se informar para ver se alguma delas se adapta ao seu objetivo. Abaixo, listamos algumas selecionadas pelo gerente de revendas Lider e expert sobre o assunto, Gabriel Grossi.
Tons terrosos
O natural continua em alta, e nós continuamos com a vontade de trazer a natureza para dentro de casa.
Tons terrosos, que remetem à natureza e a um design orgânico continuam em alta.
Desconstrução e efeito “desgaste”
Tapete em nylon com estampa a laser.
Peças com estética natural e real ainda são tendência. Tapetes descontruídos, com visual desgastado são um bom exemplo.
Artesanal
Tapete Marut feito à mão, com lã e poliéster.
O feito à mão ganha destaque, “desde que sejam práticos e laváveis”, ressalta Gabriel.
Funcionalidade
A busca por tapetes resistentes ao tempo, pet friendly e de fácil lavagem continua.
Tapetes feitos à mão e laváveis, ótimos para áreas externas.
Pronto para decidir o tapete ideal para o seu ambiente? Venha escolhê-lo em uma denossas lojas!