Cozinha da casa de praia: quais detalhes devem ser considerados?
12 JAN 2018
• Dica de decoração
Foto: Pinterest Tay Gusé
Verão é sinônimo de praia, dias em que a única obrigação é relaxar e se divertir, para assim recarregar as baterias. Se o seu destino nessas férias é uma casa de praia, saiba que um cômodo merece atenção especial: a cozinha. É nela que todos os moradores e visitantes vez ou outra se reúnem para o café da manhã, almoço, jantar ou momentos de descontração em torno de uma bela mesa. Se você não abre mão de estilo e uma decoração sofisticada, mesmo em um curto período de tempo, listamos alguns detalhes que devem ser levados em conta na cozinha da casa de praia, seja na hora de decorá-la, seja na hora de projetá-la.
Cozinha minimalista em Miami, toda em madeira. Projeto do arquiteto Renzo Piano.
Preste atenção na qualidade dos materiais e revestimentos
As vilãs da cozinha da casa de praia são a maresia e a umidade. Portanto, escolha móveis e materiais resistentes a ambas. A madeira é uma matéria-prima que se adapta bem ao clima litorâneo, mas é aconselhável que se passe um verniz para sua proteção. Para a vedação de janelas, troque a borracha pelo PVC, muito mais resistente. Esquadrias de alumínio e PVC também são mais adequadas em casas de praia. O vidro é um ótimo material para o dia a dia praiano, fácil de limpar e muito resistente. Evite ao máximo o ferro, material extremamente oxidável.
Cuidado com a ventilação dos armários
Como os armários da cozinha da casa de praia costumam ficar fechados por um bom tempo, é interessante escolher modelos ventilados, que evitem o mofo. Assim, o ideal é posicioná-los de forma que recebam sempre a iluminação solar. E, para que o sol não os estrague, a dica é aplicar uma camada de resina sobre eles.
Madeira e mármore são os revestimentos desta cozinha. Foto: Click Interiores.
De olho no material da bancada
Quando o assunto é a bancada da cozinha, pedras como o mármore e o granito são as melhores opções, já que não quebram nem lascam com facilidade. Outras opções com um melhor custo-benefício são os tampos de azulejos, ladrilhos hidráulicos e concreto.
Opte por cores tropicais
Em relação à cartela de cores, escolha tons claros e vibrantes. Abdique das cores escuras e use-as apenas como complemento. Nessa cozinha Lider, por exemplo, os ladrilhos hidráulicos em um azul escuro contrastam de forma suave com o amarelo da parede e a madeira clara da bancada e armários.
Azulejos e ladrilhos hidráulicos são ótimos revestimentos para a cozinha de praia. Foto: Casa Vogue.
Escolha adornos práticos
No quesito adornos, aposte nas cerâmicas, além de práticas elas combinam com o clima despojado do litoral. Jogos americanos também garantem a funcionalidade do dia a dia. Opte por modelos com materiais impermeáveis. E não se esqueça: aposte sempre no estilo casual chique, que casa perfeitamente com o clima praiano.
Não vê a hora de projetar a sua cozinha da casa de praia? Visite uma de nossas lojas e conheça nossas cozinhas!