Em 2014, quem visitou a Eurocucina, mostra pertencente a feira de Milão destinada às cozinhas, se surpreendeu. A integração do espaço a área social da casa foi uma constante. Coifas supertecnológicas, acabamentos que não absorvem gordura e sujeira, além de armários automatizados foram algumas das novidades. O que antes era uma tendência da decoração se consolidou. E hoje, não há quem abra mão das cozinhas integradas, ideais para bater um papo com os convidados enquanto se prepara o almoço de sábado ou mesmo para ficar de olho nas crianças.
A seguir, selecionamos algumas cozinhas para você se inspirar!
Cozinhas integradas: nada combina mais com um loft
Neste loft de Ângela Roldão para a Decora Lider BH 2015, a cozinha se mistura ao espaço. Uma bancada branca com armários de madeira na cor preta auxilia na organização da cozinha. No outro ângulo, vemos a continuação do ambiente, que ganhou personalidade com as estantes amarelas.
Cozinhas minimalistas
Nesta sala de estar, a integração enche os olhos de quem não abre a mão de jantar ou almoçar vendo o seu programa preferido. A delimitação da cozinha e da sala é feita de forma lúdica. No estar, temos a madeira como acabamento principal e uma cartela de tons terrosos nos móveis. Já na cozinha, o branco total impera, dando origem ao estilo clean e minimalista por meio de bancadas e armários totalmente brancos. As cadeiras em couro marrom quebram o clima total white.
Um toque de cor
Outra alternativa para quebrar o clima total white da cozinha é investir em móveis coloridos, feitos de madeira. Uma mesa de jantar no material, acompanhada de cadeiras na cor azul, por exemplo, é uma ótima alternativa.
Mistura de acabamentos
No Cinema Gourmet, ambiente de Manuela Senna para a Decora Lider BH 2016, a cozinha do espaço apostou na mistura de acabamentos. Temos a bancada branca em Silestone, armários e adega de madeira e laca. Uma coifa de aço se encarrega de manter o local livre de fumaça e possíveis cheiros fortes. Na parede, um acabamento de tijolinhos estampados chama atenção.
Grafismos
Um jogo de cores entre armários e azulejos também é bem-vindo na cozinha. O efeito gráfico do acabamento é emoldurado pelos armários em duas cores: um tom grafite e um outro gelo, mais claro.
Estilo rústico
A madeira também pode ser um acabamento marcante na cozinha. Experimente escolher cadeiras com material mais rústico, como a palhinha e insira cores em pontos estratégicos. No alto, a adega de laca vermelha e um nicho recebe utensílios que podemos usar no dia a dia.