Como já falamos aqui, chega a ser triste um lar sem o toque da natureza. Inserir o verde no interior dos ambientes evoca bem-estar e melhora nossa qualidade de vida, uma atitude fundamental para quem vive em áreas urbanas e cinzentas. Expert no assunto, a arquiteta e paisagista Juliana Freitas ressalta a importância dessa conexão com as plantas ao nosso redor: “A natureza é a lembrança diária da nossa fonte de vida, e que dependemos e devemos respeitá-la, interagir e cuidar dela com amor. Entre os seus benefícios, estão a limpeza do ambiente, energia que eleva e melhora o humor, já comprovada cientificamente, e a beleza, pois estar em contato com plantas nos faz mais felizes e alegres”.
JARDINS SUSPENSOS
Em seu projeto paisagístico para a Lider Interiores na Gabriel Monteiro, em São Paulo, Juliana criou jardins suspensos por painéis flutuantes, que pairam por todo o espaço. Mas seria possível levar a natureza para a decoração da nossa casa ou escritório de uma forma assim, mais inusitada? A profissional acredita que sim! “Com criatividade, hoje em dia tudo é possível. Existem vários suportes de plantas, para um ou mais vasos, e materiais diversos estão sendo utilizados para apoiá-las”, explica Juliana.
JEITINHO ARTESANAL
Uma das tendências apontadas pela paisagista – já que as pessoas estão buscando um lar cada vez mais saudável e agradável – é dar um “jeitinho” para ter o verde em casa. “Estou projetando uma prateleira suspensa por cabos de aço que vai contornar toda a sala de estar e passar pelo corredor do apartamento até chegar em um dos dormitórios, uma forma diferente de aproximar o verde do morador. Adoro receber um desafio como esse e apresentar uma solução inovadora e, ao mesmo tempo, prática”, conta a Juliana.
Você mesmo pode fazer o seu “jardim suspenso” (no melhor estilo DIY – Do It Yourself), utilizando prateleiras, traves ou bases de madeira, além de cordas, para criar um suporte de vasos supercharmoso, como os que selecionamos abaixo.
PLANTAS POR TODA A CASA
Praticamente qualquer ambiente – desde que observadas condições como iluminação e ventilação – pode receber plantas. “Nunca descarto a possibilidade de um cliente ter verde por perto. Atualmente, temos alternativas e recursos para viabilizar esse desejo”, lembra Juliana. Uma sugestão da profissional para um espaço fechado (como lavabo ou hall de elevador, por exemplo) é a Aspidistra (foto abaixo), espécie que gosta de pouca luz. “Não é tão ornamental, mas com criatividade podemos conseguir lindos resultados”, garante.
Para quem tem dificuldade em inserir plantas em espaços pequenos, Juliana indica os pendentes, solução que tem usado bastante em cozinhas, normalmente em cachepôs com gaveta coletora de água. “Colocando em prateleiras mais altas fica muito interessante. Vão bem nessas situações as Jiboias, com diversas cores e tamanhos de folhas; Peperômias e Columeias, que também variam em cor, tamanho de folha e inflorescência. Dá para variar bastante e brincar de forma bem original com os pendentes”, sugere.
Jiboias em vasinho no mesmo tom da parede ou um vaso pendente de Columeias? Você escolhe!
PLANTAS EM LOCAIS INESPERADOS
O tipo de planta pode até ser banal, mas colocado em locais incomuns da casa vai impactar qualquer visitante. Veja só!
A estrutura de ferro pendurada sobre a mesa de jantar abriga vasos, utensílios de cozinha e luminárias. O mais bacana? A peça statement foi idealizada e executada pela própria moradora. (Via: Histórias de Casa)
Complementando a parede em tijolinho no SPA desta cobertura, Juliana Freitas criou um jardim vertical, emoldurando a janela, para criar mais aconchego. “A cliente me disse que a maioria das refeições da família passou a acontecer na mesa do lado de fora, para poderem apreciar o verde”, conta a paisagista.
Olha que incrível a ideia de criar um jardim vertical na parede da escada! Melhor ainda se ela for vazada ou transparente como essa e ganhar uma iluminação especial.
Para quem tem um espaço externo em casa ou mesmo uma pequena varanda, o uso de plantas é quase obrigatório. Elas deixam um local mais bonito e convidativo, oferecendo uma sombra ou até alimento, no caso de uma horta.
Neste projeto, o casal pediu à Juliana um canto zen com uma horta. Ela optou por uma marcenaria desenhada e feita sob medida, com prateleiras encaixadas, que servem de apoio para os vasos e podem ser levadas à mesa da cozinha. Pura funcionalidade!
Ótimo exemplo para quem não quer grandes canteiros ou jardins, a ideia de vasos e floreiras sob medida, como esses criados por Juliana, trazem um volume de plantas significativo à varanda. “Mando fabricar vasos em fibra de vidro e faço o revestimento em marcenaria”, explica.
Pedras, no lugar de grama – como neste projeto da paisagista, onde elas ocupam uma parte do piso – podem ser uma ótima solução para varandas, mas é preciso orientação de como utilizá-las, tomando cuidado com entupimento de ralos e grelhas. “Grama em varanda, apesar de possível, é um pouco complicado, devido à manutenção. Dependendo do sol e da altura para encaixar um sistema de telhado verde, eu até arrisco”, afirma.
PLANTAS NO ESPAÇO CORPORATIVO
Um espaço comercial ou escritório também merece algum verde além daquele “batido” vaso num canto da sala ou sobre o balcão da entrada. Juliana assina um projeto bem interessante, que pode te inspirar. “Um arquiteto de São Paulo me procurou para que eu desse um jeito de colocar muitas plantas acima das mesas de trabalho de um escritório. Criamos uma viga metálica, vasos e fixação especiais sob medida, irrigação automatizada… Enfim, encontrei uma solução que permitiu tudo isso, sem criar um problema de manutenção para o cliente”, lembra a paisagista.
Projeto que também enche os olhos, com uma pegada jovem e descolada, é o da start-up Typeform, em Barcelona, na Espanha. O estúdio de design Lagranja propôs um escritório arejado e cheio de verde, com espaços para trabalhar e relaxar, marcados por estruturas em metal que fazem as vezes de jardineiras, abrigando diferentes tamanhos de vasos. Nas áreas de brainstorming, pendem do teto vasos gigantescos, que ainda funcionam como luminárias. Lugar perfeito para soltar a criatividade!
Juliana Freitas Paisagismo
Graduada em Arquitetura pela Fundação Armando Álvares Penteado, complementou seu currículo com dois cursos de pós-graduação, Engenharia Ambiental e Administração de Empresas. Desde o primeiro projeto, em 2000, sua preocupação se volta para a efetiva utilização dos espaços com conforto e segurança. Além da beleza e dos aspectos estéticos, o equilíbrio e a integração com os elementos da natureza são fundamentais para um resultado de sucesso.