Tendências cores 2017: tons de azul continuam fortes no design
22 NOV 2016
• Dica de decoração
Azul é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza lealdade, fidelidade, sabedoria e também sonho, ideal, devoção e fé. A mais fria das cores lembra o céu e o mar, acalma e traz clareza mental, proporcionando sensações de tranquilidade, ternura, afetuosidade e segurança. Além de gerar bem-estar, favorece as atividades intelectuais e a meditação. Com tantos predicados, é bom saber que tons de azul continuam com tudo em 2017, inclusive no décor. Confira as Tendências Cores 2017 aqui!
Na Sala de Jantar integrada à Varanda, projeto de Fernanda Julião para a Decora Lider Vitória 2015, as diversas nuances de azul, aliadas à madeira, reforçam a proposta de elegância e aconchego.
A seleção de azuis da Pantone
A Pantone, conhecida internacionalmente por seu sistema numérico de escala de cores – referência para a indústria gráfica, publicidade, moda, comunicação e design – divulgou um preview das tonalidades para o próximo ano. Imaginação e criatividade serão exploradas na cartela de 2017, indicando uma fuga das cores tradicionais. Apesar de mais focado na moda, o dossiê influencia o design de interiores. Entre as dez que vão se destacar no próximo ano, a Pantone elegeu três matizes de azul:
Niagara 17-4123Lapis Blue 19-4045 Island Paradise 14-4620
Niagara 17-4123
A primeira cor da lista é um azul bem próximo do jeans. Confortável, descontraído e seguro, permite uma infinidade de combinações na decoração.
Lapis Blue 19-4045
Este azul mais escuro e vibrante – tom da nossa conhecida pedra semipreciosa lápis-lazúli –
traz energia para a paleta de 2017 da Pantone, que aposta nas cores alegres como tendência.
Island Paradise 14-4620
Um azulzinho que agrega frescor imediato! Afinal, uma “ilha paradisíaca” deve remeter à brisa do mar, não é mesmo?
Nas lojasLider Interiores não faltam opções para você rechear a sua casa com essa tendência. Inspire-se nos ambientes que a gente selecionou: há desde salas “banhadas” por um azul profundo até detalhes sutis em tonalidades clarinhas. Então, vamos de azul?
Nas poltronas Ática e na chaise Mariana um azul bem próximo ao Niagara dá um toque elegante aos ambientes.
O mesmo azul, que lembra o jeans, reveste as cadeiras da Sala de Jantar Contemporânea, de Cristine Bovi na Decora Lider Ribeirão Preto, misturado a tons neutros. O ponto vibrante se concentra nos painéis cortados a laser, em azul royal.
Não à toa, a combinação de azul e branco é um clássico! Mais forte, como nas paredes à esquerda (no Living e Jantar na Praia de Mário Brasil na Decora Lider Rio 2015), ou suave, como neste quarto (de Antonio Bettarello para a Decora Ribeirão Preto 2016), esse mix atemporal ainda traz a sensação de limpeza e frescor.
Sem medo de ousar nas cores? Invista logo em um azulão na sua parede! Parecido com o Lapis Blue, o tom quebra qualquer monotonia e vai muito bem com outras nuances alegres, como nos pratinhos pendurados. Repare que o azul ainda “pula” para a cadeira, mas todo o resto é neutro, em cru ou madeira.
Mais tons de azul
O azul também pode destacar apenas um móvel, dando personalidade ao espaço. A mesa Toten “acende” a sala de jantar e deixa o clima descontraído. Já o azul fechado da cômoda Bombê agrega sofisticação, mas sem muita sobriedade.
O estofado azul e as almofadas listradas em azul e branco têm tudo a ver com o acabamento em fibras do sofá Verão. O laranja do carrinho decorativo Aio, bem como a madeira, são o complemento perfeito para esse tom mais alegre.
Nos acessórios, o azul pode aparecer discretamente, como na mesinha lateral Havana, ou “chegar chegando”, caso deste tapete que ganhou a companhia de nuances rosadas e crua.
Calmaria e tranquilidade são os adjetivos que você deseja para um ambiente? Veja que o azul em tom pastel – mesmo tingindo os amplos sofás Lot, ao lado de elementos também claros e neutros – cria um clima de pura serenidade.