12 arquitetos brasileiros para você acompanhar e se inspirar
18 DEZ 2017
• Dicas
Seus projetos refletem o gosto do cliente, mas também mostram sua marca. Os arquitetos que selecionamos para o post são autores de projetos inspiradores, que mostram uma arquitetura afiada com seu tempo e seu entorno. Inspire-se nos trabalhos dos arquitetos brasileiros, escolha o seu (ou seus) preferido e comece já a planejar o seu décor dos sonhos.
Triplex Arquitetura
Arquitetos: Adriana Helu Hawilla, Carolina Oliveira e Marina Torre Lobo
O trio, com escritório em São Paulo, é famoso pelo bom gosto e os olhos atentos ao design de qualidade, sem deixar de lado características como as necessidades técnicas e funcionais de um projeto. Tudo para que seus clientes tenham a melhor experiência arquitetônica possível.
O banheiro do Loft do Designer para a Casa Cor São Paulo mostra a sofisticação inerente a todos os projetos da Triplex.
Yamagata Arquitetura
Arquitetos: Aldi Flosi, Bruno Rangel e Paloma Yamagata
Conectividade, entrega e envolvimento de todos – dos clientes e da equipe – são a base do trabalho da Yamagata Arquitetura. A influência oriental de Paloma também se faz presente nos projetos, às vezes de forma marcante, às vezes nas entrelinhas. Com escritórios no Rio e em São Paulo, a Yamagata Arquitetura acredita no trabalho artesanal e personalizado.
Na Casa Cor SP 2017, a Casa Niwa foi um dos ambientes mais elogiados da mostra.
Fundado pelo húngaro István Farkasvölgyi em 1973, o escritório de arquitetura mineiro famoso pelos edifícios comerciais e residenciais que chamam atenção em Belo Horizonte é atualmente comandado pelo filho de István, Bernardo Farkasvölgyi. O escritório concilia com harmonia o desenho tradicional e o emprego de novas tecnologias, como o programa BIM em seus projetos.
No restaurante “Na mesa da Agnes” para a Casa Cor Minas 2017, Bernardo Farkasvölgyi aplicou fios por todo o teto com o intuito de preservá-lo, já que o edifício é tombado pelo Estado como patrimônio histórico.
Sempre em busca de um novo estilo de projetar e novos materiais, Camila Klein é conhecida por sua atenção aos detalhes. Detalhes estes que rompem as fronteiras de um estilo fixo, imutável. Apesar disso, certas características são inerentes ao seu trabalho, independente do projeto, como equilíbrio das proporções e simetria.
Nesse apartamento em Moema, o equilíbrio entre formas e cores chama atenção.
Carlos e Rodrigo comandam o escritório, que chama atenção pelo estilo jovem e despojado de seus projetos. A dupla também tem em seu currículo a apresentação do reality show “Reforma de Casais”, do canal GNT, programa que decora um cômodo da casa de um casal que se opõe quando o assunto é decoração.
O Loft (U), projeto para a Casa Cor Rio 2017, traduz bem o estilo descolado da dupla.
Suíte Arquitetos
Arquitetos: Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon
Depois de trabalhar em escritórios de arquitetos renomados, o trio formado por Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon fundou a Suíte Arquitetos. Os projetos primam pela sofisticação e não deixam o aspecto conceitual de lado. Uma das marcas registradas é a sua flexibilidade, tão exigida no dia a dia contemporâneo. O trio também atua no mundo do design de produto, e em 2016 lançou a Suíte Design, em que desenvolve mobiliário para clientes e parceiros.
O apartamento Tat ganhou ares de galeria de arte pelas mãos da Suíte Arquitetos.
Bloco Arquitetos
Arquitetos: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
O trio se inspira na capital federal para criar sua arquitetura, marcada por um ótimo diálogo com o entorno onde está inserida. “Acreditamos que a relação da cidade com a paisagem tem uma influência muito grande no nosso trabalho”, afirmam.
O apartamento 107N está em um edifício modernista dos anos 70, projetado pela arquiteta Mayumi Watanabe. O trio valoriza sua arquitetura original com paredes em concreto aparente e sofá Way Lider Interiores.
FGMF Arquitetos
Arquitetos: Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferra
Originalidade é a característica que guia os projetos desse trio, que admira uma arquitetura contemporânea, investigativa e inovadora. Versatilidade também é a palavra-chave do FGMF Arquitetos, que não se prende a regras nem a um estilo. Responsáveis pelo projeto da loja Lider Interiores da Alameda Gabriel Monteiro, em São Paulo, o trio acumula vários prêmios de destaque, como o Wan 21 for 21, em que entraram para a lista dos 21 escritórios de arquitetura do século 21.
A Casa do Cafezal mostra toda a versatilidade do FGMF Arquitetos.
Uma das características principais do trabalho dessa arquiteta carioca é seu amor pela natureza. Materiais naturais e sustentáveis marcam presença em seus projetos, traduzindo o lifestyle carioca. Algumas características como a integração e transparência dos espaços, sempre tentando ao máximo tirar partido da área externa, guiam Gisele durante seu processo criativo.
A Sala de Leitura de Gisele Taranto para a Decora Lider Rio 2015 reverencia a madeira em suas estantes.
O diálogo aberto com o cliente e os fornecedores é a base do trabalho de Marcelo e Juliana, que não abrem mão do envolvimento de todos durante as diversas fases do processo de criação e execução arquitetônica. Com clientes os mais diversos possíveis, duas qualidades conseguem ser comum a todos os projetos desenvolvidos pela Play Arquitetura: a personalidade e atenção aos detalhes.
Conhecido por seus projetos de linhas retas e modernistas, Ney Lima possui um traçado próprio e autoral. Na arquitetura de interiores, aplica toda a modernidade inerente à sua personalidade em projetos sofisticados e funcionais, que não deixam a sustentabilidade e a tecnologia de lado.
Ney Lima apostou nos tons terrosos para seu ambiente na Decora Lider 2015.
Manarelli Guimarães Arquitetura
Arquitetos: Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães
Os soteropolitanos buscam viabilizar com a arquitetura os conceitos de vida das pessoas. Entre suas influências estão Bernardes, Jacobsen e Frank Lloyd Wright, além da paisagem e movimentação urbana. Segundo eles, “nada é intocável, tudo é para ser vivido em sua magnitude, já que arquitetura é um meio e não um fim”.
No Living da Decora Lider Salvador 2014, a Manarelli Guimarães investiu na mistura de referências, estilos e cores.