Quando a Pantone anunciou Rose Quartz e Serenity como as cores de 2016, todo mundo logo se encantou pela suavidade e bem-estar que essa dupla evoca. O primeiro tom é um rosa pastel – “acolhedor como um abraço”, segundo o próprio Pantone Color Institute. A cor caiu nas graças da publicidade, do mundo fashion e, claro, do design. Ele tingiu campanhas, coleções de moda, gadgets, paredes, móveis e adornos. Mas não se engane: ao invés de se tornar “batida”, essa cor inspira cada vez mais paixão. Ela continua firme e forte no décor, como provaram os lançamentos da Design Week de Milão deste ano, no início de abril. E olha que o evento é autoridade intergaláctica no segmento. Descubra por que o “rosinha”, que ganhou apelidos como “Millennial Pink”, “Tumblr Pink” e “Scandi Pink”, não vai nos abandonar tão cedo.
Le Refuge
Detalhe de uma das cenas mais “instagramadas” na Design Week de Milão deste ano. Le Refuge, obra do artista e designer Marc Ange para a exposição da Wallpaper, em colaboração com The Invisible Collection e Green Galery encantou milhares de pessoas.
A “selva” cor-de-rosa de Le Refuge atraiu todas as atenções dos visitantes, na Mediateca di Santa Teresa. A escolha da cor não foi em vão. Segundo o autor, trata-se de um espaço onde encontramos conforto e paz. “É a projeção de uma memória de infância, com folhagens largas que formam um abrigo sob o sol, longe da realidade, como no quarto de uma criança que procura um refúgio”, disse Ange. Clima relax total!
50 TONS DE ROSA
Sensações como calma, paz interior, harmonia e relaxamento são transmitidas pelo rosa claro, um santo remédio contra as tensões do dia a dia. Na decoração, ele pode aparecer como uma pequena mutação do bege, carregar uma pitada de pêssego ou coral e até nos remeter à boneca Barbie, um ícone pink. Vale brincar com mais de um tom no mesmo ambiente para provocar um clima de paixão, criatividade, romantismo ou feminilidade, apesar de a ligação do gênero com essa cor estar sendo colocada à prova. Diversas marcas internacionais de peso apostaram no “rosinha” em seus móveis, complementos e nas paredes dos seus espaços no Salão do Móvel de Milão ou em mostras paralelas, durante a Design Week. Além da forma como as nuances de rosa foram usadas, repare na combinação com outras cores para você repetir em casa!
Quem conhece o trabalho da eslovena Nika Zupanc, sabe como ela mescla (com maestria!) glamour e um design limpo, feminino e elegante. Fã de tons adocicados como o “blush” da poltrona Stardust, a designer criou essa peça para a marca Sé, que lançou coleção na Galleria Rossana Orlandi.
O rosado aparece em outra peça de Nika Zupanc. A Stay Daybed, também foi desenvolvida para a Sé e apresentada na Galleria Rossana Orlandi.
Ainda na Galleria Rossana Orlandi, o sofá Forever, de Damien Langlois-Meurinne, foi mais um item rosa que se destacou na coleção da Sé.
Pink Lounge
A dinamarquesa Normann Copenhagen batizou de Pink Lounge uma de suas ambientações no Salão do Móvel. Ela aplicou diferentes tonalidades de rosa na parede, no tapete, no puff e na luminária. Ótima inspiração para criar aconchego com o rosa sem causar “enjoo”.
Amante confessa do rosa, a Normann Copenhagen afirma que nunca se cansa dos tons de pink. Com ele, não há limites! Inclusive, o showroom dessa empresa de design possui um escritório inteiro “mergulhado” em rosa. Madeira aparente adiciona calor, enquanto alguns móveis em preto ou branco criam um contraste interessante. Para a marca, um espaço de trabalho rosa é moderno e, ao mesmo tempo, elegante. Isso gera uma atmosfera “cool”, vívida e impactante. Pura inspiração para a criatividade!
Rosa concreto
Em Milão, Nynke Koster expôs peças baseadas em ornamentações arquitetônicas, das quais o artista tira um molde e cria assentos que parecem de concreto, mas são macios. Esse charmoso item fazem parte da coleção Elements of Time. Não ficou uma graça no tom rosado?
PAREDES ROSADAS RESSALTAM O DESIGN
O recurso de usar o rosa clarinho como pano de fundo para destacar peças neutras foi bastante utilizado em Milão. Aqui, ele tinge o cenário para as luminárias esculturais do coletivo Luomo, fruto da bagagem das finlandesas Hanna Särökaari, Elina Ulvio e Laura Väre em arquitetura, design de interiores e de produto. As designers estavam entre os promissores talentos do Salone Satellite.
Marca nova, vinda da Austrália, a SP01 estreou este ano em Milão, no Fuorisalone, com a coleção Outdoor. Assinada por Tom Fereday, estrela que vem brilhando na atual cena do design australiano, a linha de móveis pretos foi exibida sobre um fundo completamente rosa. Olha que efeito!
O estúdio colaborativo canadense Yabu Pushelberg não só pintou as paredes. Ele escolheu um tapete rosado para dar vida ao seu mobiliário, no apartamento do galerista (também canadense) Nicolas Bellavance-Lecompte, em Milão. Note como ficou linda essa paleta conjugada com o piso em parquet.
O rosa lúdico
A enorme cara de Pinóquio, parte da exposição Giro Giro Tondo, de Stefano Giovannoni, dava as boas-vindas na Triennale. O nome da mostra de design infantil se assemelha à nossa “Ciranda, cirandinha”, convidando o público ao universo dos pequenos. Tudo a ver com o rosa!
A LIDER TAMBÉM APOSTA NO ROSA SUAVE
Veludo e cor-de-rosa são um caso de amor eterno! Macio e luxuoso, esse tecido fica ainda mais sedutor em um tom como o do sofá Fofo. Essa foi a escolha de Carlos Carvalho e Rodrigo Béze para o Cafofo Ro+Ca, ambiente da dupla na Decora Lider Rio.
Visite uma de nossas lojas para conhecer as inúmeras possibilidades que a Lider oferece em tons de rosa. Você vai se surpreender… E se apaixonar.