Vistosas, coloridas, perfumadas e até sofisticadas, as flores são um artifício perfeito para decorar ou renovar o seu lar, que fica mais aconchegante com um toque da natureza. Flores influenciam o nosso estado de espírito, encantam as visitas e ajudam a construir um espaço mais harmônico, alegre e cheio de vida.
Mesmo quem não tem um jardim ou área externa pode abusar delas, que agregam charme a qualquer ambiente da casa, seja no quarto, na sala, cozinha ou banheiro. Basta dispô-las em arranjos por pontos estratégicos, onde tenham boas condições de clima, ar e luz. Quem leva jeito para a jardinagem ainda pode plantar mudas em vasos, floreiras e paredes vivas.
Algumas plantas se adaptam melhor ao interior de nossas casas, como orquídea, azálea, gerânio, onze-horas, violeta africana, antúrio, lírio-da-paz, begônia e rosa de pedra (que parece uma flor, mas na verdade é uma planta da família dos cactos, necessitando pouca água).
– Quer criar um arranjo simples e chique? Varie as espécies de flores no mesmo vaso, mas não as cores, que devem estar em harmonia com os tons da casa. Fica mais fácil acertar e não deixa o vaso cansativo, pois ele combinará melhor com o ambiente.
– Tenha uma coleção de vasos de diferentes cores, tamanhos e materiais – vale incluir garrafas, bules, leiteiras e outros utensílios da casa (fica um charme!). Você estará preparado para qualquer tipo de flor ou arranjo.
– Para que as flores durarem mais, não coloque muita água (quatro dedos bastam) e posicione o vaso em locais que recebam iluminação natural. A cada dois dias, troque a água e corte o caule.
– Se for plantar, um truque: na primavera, retire a planta do vaso e coloque terra nova, adicionando também um pouco de húmus.
– Espalhe os vasos pelos ambientes da casa onde você mais fica. Lembre-se: as flores geram bem-estar!