Design brasileiro – luminárias: um panorama histórico do desenho nacional
02 DEZ 2015
• Mundo Lider
Os diretores criativos da Lider Interiores, André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, designers à frente do estúdio Nada Se Leva, e o galerista Marcelo Vasconcellos, da Galeria MeMo, são os organizadores do recém-lançado livro Design brasileiro – luminárias, uma compilação de 135 luminárias do período moderno à produção contemporânea, assinadas por mais de 100 designers brasileiros (ou atuantes no mercado nacional).
O título repassa o design brasileiro da década de 1950 a 2015, a partir do recorte dos objetos de iluminação, reunindo peças representativas de diversas vertentes, eleitas pela consistência do trabalho de seus criadores e por serem representações relevantes do design nacional. Recheiam as páginas clássicos como a Eclipse, de Maurício Klabin, luminárias criadas por nomes de peso como Sergio Rodrigues, Irmãos Campana, Carlos Motta, Rodrigo Almeida, Cláudia Moreira Salles, Zanini de Zanine e Carol Gay, além de uma produção vibrante de jovens designers como Bruno Faucz, Dennys Tormen e Pedro Venzon.
Luminária de chão, design Joaquim Tenreiro
Troy, design Estúdio Nada se Leva
“Vivemos no momento do design. No Brasil, nos últimos 15 anos, um grande número de cursos novos de design formam jovens profissionais que se integram rapidamente ao mercado, lançando uma quantidade significativa de novos produtos. Aliado a este fato, é crescente a demanda por produtos autorais que tragam em seu DNA a identidade brasileira. As indústrias e lojas, atentas aos movimentos do consumidor, impulsionam este segmento, que aos poucos ganha uma proporção menos elitizada”, pontua a dupla do estúdio Nada Se Leva.
E o que diferencia a produção nacional? “A partir dos anos 1990, a busca de uma identidade brasileira descolada da nossa colonização ganha força, tendo como seu maior expoente os Irmãos Campana. E nosso ‘borogodó’ fica evidente através de uma veia lúdica, um colorido a mais, a exuberância nos detalhes e as referências em nosso artesanato e folclore. A tradição de uma marcenaria primorosa e a inspiração da estética moderna continuam sendo uma potência expressiva de nossa produção”, avaliam os organizadores.
Foto: Reprodução Instagram/Casa Vogue Brasil
No lançamento do livro em São Paulo, na Livraria da Vila – Jardins, Guilherme Leite Ribeiro, André Bastos, Marcelo Vasconcellos e Otávio Nazareth, da Editora Olhares
No dia último dia 30 de novembro foi a vez do Rio de Janeiro. A noite de autógrafos aconteceu no Espaço Saddock 207, em Ipanema.