Em 2015, a Lider Interiores celebrou sete décadas, contabilizando 20 lojas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal. Aliando design de ponta aos valores consolidados desde sua fundação, a empresa mira longe. Não à toa, seu logo é uma vírgula, não um ponto final. Quer saber como essa história começou?
Sr. João (à direita) e funcionários na marcenaria em Carmo do Cajuru, na década de 1950.
Sr. João e Dona Luziária
Na infância em uma zona rural de Minas, o empresário João da Mata usava diversas espécies de árvores para dar forma a elaboradas gaiolas e arapucas para passarinhos. Já adolescente, em Carmo do Cajuru, a 112 quilômetros de Belo Horizonte, trabalhou como lustrador de móveis numa marcenaria. Recém-casado com Dona Luziária e à espera de Augusta, primeira de cinco filhos, ele decidiu investir no próprio negócio, abrindo, em 1953, a Mobiliadora Lider, com o propósito de realmente se tornar líder.
Loja em Mateus Leme – MG
Primeiro anúncio publicitário da Mobiliadora Lider, em 1955
Em 1976, João da Mata inaugurou o segundo endereço da mobiliadora, em Mateus Leme. Era a primeira loja da rede, que até então só produzia e vendia móveis sob encomenda. Em 1982, foi aberta na capital mineira e, na década seguinte, veio a alavancada nacional. Foram erguidas seis unidades produtivas, com maquinário de ponta, e a empresa passou a investir forte na capacitação e bem-estar de seus funcionários, que, incluindo as lojas, hoje somam mais de 1.300.
Os anos 2000 foram marcados pelo desenvolvimento do design e da identidade da empresa, que estreitou laços com arquitetos e designers de interiores. Rebatizada, em 2006, como Lider Interiores, suas lojas ganharam a Decora Lider, uma das cinco maiores mostras do país. Profissionais renomados também passaram a assinar linhas em colaboração com a marca. Outro grande investimento em inovação foi iniciado em 2014, quando os designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, do Estúdio Nada Se Leva, assumiram a direção criativa da Lider, fazendo a curadoria de todo o mix de produtos.
Ainda encabeçada por João da Mata, ao lado da esposa e dos filhos Augusta, Célia, Célio, Aurélio e Cláudio, a Lider mantem seu modelo familiar e pretende avançar por mais 70 anos. Uma coisa não mudou: segundo o gerente de marketing Tiago Nogueira, um dos sete netos que trabalham na empresa, o patriarca vai sempre se referir ao seu negócio como mobiliadora.
Saiba mais sobre a trajetória da Lider, assistindo ao documentário “O Lider”.