Desde quando a Pantone anunciou o azul Serenity e o Rose Quartz, dois tons bem delicados, como as cores de 2016, já sabíamos que uma atmosfera mais suave tomaria conta também do design de interiores. Para além da paleta, essa suavidade – influenciada ainda pelo design contemporâneo escandinavo e japonês, tão em voga atualmente – engloba texturas que podem “falar” até mais que as cores. Separamos algumas imagens para inspirá-lo em meio à texturas naturais e suavidade na decoração.
Natureza e a simplicidade
Como ambas as culturas (escandinava e japonesa) celebram a natureza e a simplicidade, na decoração essas características se refletem no uso de materiais naturais. A madeira, fibras, pedras e cerâmicas vêm sendo combinadas à peças de traços limpos.
Cores doces
Nuances neutras, doces e esmaecidas estão com tudo! Mas passam longe de uma ambientação sem graça. Elas são sinônimos de elegância e atemporalidade. O segredo? Dosar na cor, apostando no mix de texturas. Abaixo, o ambiente de Laje Arquitetos para a Decora Lider Salvador.
Além de poder agregar beleza e aconchego, as texturas refletem o espírito de uma casa. A personalidade de quem vive ali é estampada nas texturas escolhidas, instigando o tato e a visão. Se a ideia é dar um toque mais sofisticado, a laca brilhante, por exemplo, cria um clima bem diferente da madeira natural. Veja o efeito no closet de Paola Camargo e Priscila Sathler para a Decora Lider Belo Horizonte.