Há algumas décadas, a automação residencial deixou de ser um conceito distante, coisa de ficção, para se tornar algo bastante comum em nosso cotidiano. Com o tempo, a automação foi aposentando a ideia de ser direcionada apenas aos aficionados por tecnologia ou ter um valor inacessível. A chegada de novas tecnologias, como equipamentos wireless, tablets e smartphones também ampliou suas possibilidades, integrando sistemas e permitindo o acionamento à distância. Se até aqui você só pensou em áudio, vídeo e iluminação, saiba que este assunto vai muito além, inclusive fazendo toda a diferença no uso da automação no mobiliário.
Linha Átrio: lançada pela Lider Interiores em junho de 2016, essa linha de cozinha tem a automação levada a sério.
O que é a automação em mobiliário?
“Automação é um sistema em que os processos operacionais são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano. Em mobiliário, são os sistemas em que a indústria moveleira adota em seus produtos para facilitar o manuseio das partes articuladas ou que se movimentam”, explica Marcos Karim Abdo Costa, gerente de Linha de Produtos Lider. A maioria dos sistemas são mecânicos, mas existem aqueles que podem ser controlados por softwares e aplicativos.
Quando se trata de mobiliário, a automação mora nos detalhes do dia a dia, que não nos damos conta até usarmos e percebermos a diferença. Por exemplo: precisamos segurar uma porta sem amortecedor para que ela não “bata” no armário, produzindo um barulho desagradável. Há batentes de silicone para amenizar o ruído, mas são paliativos. Só o amortecedor garante um fechamento sem ruído. “O fato de o consumidor poder soltar a porta antes da conclusão do fechamento é uma forma de automatizar esse processo”, aponta Marcos.
Dobradiça com amortecedor.
Automação no mobiliário Lider
Na Lider Interiores, a Linha Planejada já nasceu com esse olhar para as ferragens, possibilitando a automação. As portas possuem uma dobradiça com amortecedor embutido, princípio também adotado nas gavetas com sistema Soft Closing, que impede que elas “batam” no móvel, ao serrem fechadas. A Linha Átrio, para cozinhas, além de utilizar essa dobradiça, possui o sistema Soft Closing em cinco dos seus sete modelos de gaveta. E já imaginou poder abrir e fechar a gaveta apenas com um toque? Nem é preciso usar as mãos, caso elas estejam ocupadas: dá para tocar com o próprio corpo. A Lider está preparando um modelo para receber essa motorização, novidade prevista para o ano que vem.
“O mesmo princípio será adotado na abertura e fechamento das portas basculantes. Basta um toque para abrir e um segundo toque para fechar, automaticamente. Contamos com um parceiro forte, a Blum, fabricante austríaca de ferragens para a indústria moveleira”, adianta o gerente. “As ferragens são elegantes, silenciosas e têm excelente acabamento. Elas vêm de fábrica e são customizadas durante o projeto. A automação é um investimento que vale muito a pena, já que não se troca o mobiliário planejado com frequência. Os profissionais da Lider estão preparados para mostrar a melhor forma de adotá-la em seus ambientes”, completa.
Sistema de áudio
E como trilha sonora é prioridade em uma casa alto astral, a Linha Átrio conta ainda com um sistema de áudio extremamente discreto, sem caixa de som, já disponível na Lider. Ele é fixado em um local, geralmente alto, onde não possa ser visto facilmente, e se conecta com os smartphones dos usuários por bluetooth. Não é uma delícia cozinhar e receber os amigos nesse ambiente, curtindo uma boa música? Então, basta selecionar a playlist que desejar, ou mesmo rádio, para criar a atmosfera ideal. “A tecnologia utilizada aqui é muito interessante: o som reverbera nos painéis dos móveis, transformando-os em caixas acústicas. Ao abrir a porta onde o som foi fixado, o volume fica mais alto”, detalha Marcos.
Da cozinha para o home
Quem busca sofisticação para um ambiente vai se encantar pela inovação na Linha New Vision. Suas Portas Movie, painéis em alumínio fornecidos pela Cinex, recebem TVs e outros aparelhos. Essa tecnologia, que permite a inserção modelos smart, possibilita ao usuário uma infinidade de recursos. O melhor? O aparelho fica totalmente embutido no armário, economizando espaço e conferindo requinte ao décor.
As luminárias também merecem destaque na automação. Na Lider, ao invés de fita de LED, elas ganham circuito de LED, com acionamentos por sensor de presença ou por campo magnético. O sistema é praticidade pura! O usuário pode acender as luzes ao abrir e fechar de portas e gavetas ou quando se aproxima da luminária. A Luminária de Sobrepor Bancada da Artetílica, por exemplo, tem sensor de presença: acende ao nos aproximarmos, sem a necessidade de acionar qualquer dispositivo; esmaece e se apaga após 45 segundos sem detectar movimento. Em breve, a Lider vai apresentar luminárias de LED pontuais com a mesma tecnologia. Vale lembrar que luz é ergonomia, já que facilita a visualização, sobretudo dentro de um módulo de armário. A iluminação interna dos móveis ainda evita que o consumidor tenha que acender a luz principal do ambiente, gerando economia.
Ambiente de Elda e Betânia Midian para a Decora Lider Brasília, utilizando a cozinha Átrio.
Anote aí!
A automação no mobiliário é algo que veio para ficar, facilitando o nosso dia a dia. A Lider está atenta a esse movimento e trabalha para que os produtos fiquem mais belos, simples de usar, duráveis, ergonômicos e, claro, automatizados. Não à toa, a automação ganha cada vez mais importância dentro do mix da Lider, um movimento natural que já ocorre em outros produtos da marca, como os estofados, mas esse é um tema para outro momento.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre a automação em mobiliário e sobre as linhas da Lider.