Móveis como divisórias: eles também podem delimitar e organizar os espaços
07 NOV 2016
• Dica de decoração
Ambientes integrados são um desejo cada vez mais comum nas moradas contemporâneas. Em especial, nas áreas sociais, onde as pessoas querem compartilhar momentos, seja no dia a dia, reunindo a família, ou ao receber convidados, a integração é muito bem vinda. Porém, um bom layout pede alguma delimitação dos espaços. Se antigamente as formas de demarcar os ambientes costumavam ser fixas – como cobogós, treliças, painéis de madeira, de vidro ou metálicos –, hoje os móveis podem cumprir o papel de divisórias. E com muitas vantagens!
Mais praticidade, menos dor de cabeça
Imponência: a ampla estante separa o Living e Estar, assinado por Juliana Vasconcellos para a Decora Lider BH. O resultado é chique e urbano.
Para começar, o uso do móvel como divisória elimina a necessidade de qualquer obra dentro de casa. Ou seja: além de não bagunçar a sua rotina, provavelmente terá um custo bem menor e a execução será mais prática e rápida. Essa “sacada” também tem tudo a ver com os móveis atuais, que, cada vez mais, carregam a versatilidade em seu conceito. Isso vale tanto em suas múltiplas funções, quanto nas possibilidades de cores e acabamentos.
Uma estante com nichos vazados, por exemplo, pode abrigar livros, compondo uma biblioteca ou espaço de leitura, de um lado, enquanto do outro exibe obras de arte e peças de decoração. Mais um ponto forte: o fechamento pode ser parcial, permitindo uma melhor passagem de luz e ventilação, não “sufocando” os ambientes. Em moradias menores, essa é uma ótima solução para criar a sensação de amplitude, já que é possível ver a continuação do ambiente, através do móvel.
Divisórias em lofts
Grandes estantes vazadas foram responsáveis pelo efeito “uau” no Loft da arquiteta Ângela Roldão para a Decora Lider BH 2015. Usados de forma inteligente e arejada, esses móveis dividiam o quarto e closet do living.
Imóveis como os lofts dispensam paredes justamente pela natureza de sua estrutura. Por isso, são espaços que pedem a delimitação dos ambientes. Esta função, os móveis cumprem com maestria, já que agem como divisórias e podem abrigar louças, utensílios ou o que for necessário “esconder”.
Na Decora Lider Brasília, um dos recursos usados pelo escritório BEP Arquitetos (Bruno Amaral e Taiza Greca) no Loft foi o móvel branco retangular. Além de separar o estar/cama da mesa de refeição, seu interior também é útil para guardar objetos e sua altura não impede a visão da cozinha para a sala.
A divisão pode ser sutil, como propôs o arquiteto e designer André Alf para o Espaço de Leitura e Convivência, também na Decora Lider Brasília. A bancada atrás do sofá tem a função de mesa de escritório e delimita um pequeno home office.
Divisórias em quartos
O recurso não se restringe às áreas sociais. No Quarto de Casal da Decora Lider Rio de Janeiro, a arquiteta Gisele Taranto usou a cabeceira da cama. Ela se estende como um painel atrás dos criados, para separar o espaço do closet.
Outro modo interessante de dividir áreas nos quartos: os biombos. Eles, que geralmente carregam um perfume “antiguinho”, podem criar uma atmosfera bem contemporânea. Este modelo foi criado pelo arquiteto Pedro Lázaro para a Lider Interiores.
Venha conhecer de perto os móveis que podem te ajudar a organizar melhor os ambientes da sua casa. Passe numa das lojas da Lider! Esperamos por você!