Mobiliário novo sempre traz alegria e dá outra cara a um ambiente, seja ele seu lar doce lar ou espaço de trabalho. Mas depois de instalados, qual a forma ideal de cuidar deles? A seguir, vamos te dar dicas essenciais de limpeza e manutenção para seus móveis durarem mais. Ah! Se a sua escolha for por peças da Lider Interiores, saiba que eles possuem uma excelente garantia contra defeitos de fabricação – válida de acordo com as recomendações relativas ao uso, manuseio e conservação dos produtos. E não se esqueça: leia sempre as instruções!
Espane a poeira e verifique se não há respingo de água. Limpe com pano macio, umedecido em água (de preferência morna, pois retira mais fácil a gordura) ou álcool.
Se houver alguma mancha após a limpeza, use uma esponja de aço seca sobre o local também seco.
Para retirar a etiqueta sem deixar marcas, derrame álcool líquido por cinco minutos sobre o local.
Atenção: o metal não risca o cristal, o que risca é a poeira na superfície. E não use produtos tradicionais de limpeza, pois eles possuem amoníaco, substância que agride o cristal e espelho.
Produtos com rodízios, trilhos e outros acessórios metálicos
Limpe periodicamente, pois tendem a acumular sujeira e travar o mecanismo.
Os acessórios metálicos podem ser polidos com cera automotiva.
Os trilhos das gavetas possuem um lubrificante não tóxico, que auxilia o movimento e, por isso, não pode ser removido. Nenhum objeto estranho deve entrar em contato com os trilhos para que eles operem corretamente.
Limpe gavetas flocadas com pano seco e aspirador de pó.
Nunca utilize produtos molhados para limpar o interior das gavetas, principalmente as flocadas. Fuja de produtos tóxicos (amoníaco, álcool, removedor, etc.) ou abrasivos (sapólios, pastas, etc.), esponjas de aço ou escovas na limpeza dos compartimentos internos.
A cada seis meses, lubrifique as articulações dos mecanismos de giratórias com óleo ou pó de grafite; e as articulações dos mecanismos de sofás-camas, com graxa.
Utilize flanela umedecida em água e sabão neutro para limpeza das peças e depois seque rapidamente com outro pano macio e seco.
Em aço inox/cromado use pano seco ou umedecido em álcool para retirar manchas de dedos e obter brilho.
Não utilize produtos químicos que tenham petróleo como base, produtos abrasivos, esponjas de aço ou similares, pois eles podem remover ou arranhar a superfície pintada.
Não utilize produtos químicos, como desinfetantes ou sabão em pó.
Lave a seco.
Nunca seque ao sol, apenas com luz indireta ou à sombra, que é mais recomendável.
Para tirar a poeira, aspire o tapete pelo menos uma vez por semana.
Se derramar líquido ou óleo, utilize um papel absorvente, enxugando suavemente, sem fazer pressão ou fricção. Em seguida, passe uma esponja ou pano limpo umedecido em água.
Se sujar com substâncias sólidas, utilize uma espátula para retirar os excessos. Em seguida, passe uma esponja ou pano úmido.
INSTRUÇÕES GERAIS DE USO
Não use o móvel em piso desnivelado.
Não o exponha ao sol ou chuva.
Não o coloque em local úmido.
Não o deixe embalado no plástico por mais de dez dias.
Não arraste o móvel, principalmente armários e estantes.
Não coloque peso acima de cinco quilos nas prateleiras de madeira dos móveis planejados (estantes Multifuziones, armários e modulados).
Não incline as cadeiras durante o uso.
Evite deitar ou assentar no produto com roupas molhadas ou sujas.
Evite que animais subam no sofá.
Não permita que crianças pulem nele.
Não assente sobre braços e encostos reclináveis dos sofás.
Se o sofá for de almofadas soltas, faça um rodízio periódico entre elas, para aumentar a vida útil.
Manuseie com cuidado a gaveta do sofá-cama ao abrir e fechar.
Nos móveis com gavetas, certifique-se que o peso não esteja comprometendo o deslizamento delas nos trilhos.
Não abra gavetas simultaneamente, pois o móvel pode tombar.
Para transportar um móvel com gavetas, retire tudo o que estiver guardado no seu interior. Não carregue o móvel sem retirar também as gavetas.
Use cera automotiva apenas nos acessórios metálicos.
Retire o colchão da embalagem plástica, deixando-o em lugar arejado por algumas horas
antes de usá-lo, pois é aceitável o cheiro forte de espuma e cola, por até 15 dias.
Para melhor ventilação da parte de baixo do colchão, utilize capas perfuradas.
Evitar estrados ripados.
Mensalmente, vire o lado de uso do colchão, o que aumenta sua vida útil, mantendo o conforto. Se o colchão for um pillow, apenas o gire. Os modelos com massageador não podem ser virados nem girados.
Evite usar objetos cortantes ou perfurantes sobre o produto.
Não erga o colchão pelas alças (pegadores), pois elas podem se soltar. Além da estética, as alças são usadas para posicionar o colchão na cama.
Evite guardar papéis ou qualquer outro tipo de material sob o colchão.
O box baú deve ser lubrificado a cada três meses, nas partes onde há junção, para prevenir rangidos durante o uso.
Nos produtos com massageador, ao utilizar o equipamento por 45 minutos contínuos, desligue-o por dez minutos, antes de reiniciar uma sessão.
Gestantes, cardíacos, pessoas com processos hemorrágicos e ulcerosos, fraturas em consolidação e derrames recentes devem consultar seu médico antes de usar o massageador.
Não é recomendado o manuseio do massageador por crianças, sem a supervisão de um adulto.
A EXCELENTE GARANTIA DOS MÓVEIS LIDER
No geral, os móveis da Lider possuem garantia suplementar de nove meses à legal, que é de três meses, totalizando um ano. Neste prazo de validade, a troca de partes, peças e componentes eventualmente defeituosos é gratuita, bem como a mão-de-obra necessária, desde que fique comprovado, mediante análise técnica, que o defeito é de matéria-prima e/ou de fabricação.
A garantia abrange
Estrutura de metal: cinco anos de garantia suplementar à legal, de três meses, totalizando cinco anos e três meses contra empeno e barulho, pois é confeccionada com metalon galvanizado, solda especial e pintura eletrostática.
Estrutura de madeira: cinco anos de garantia contra cupins (desde que seja constado que o cupim é proveniente do móvel), caruncho, trincas, empeno e defeitos relativos ao folheado (exceto na Linha Rústica, dada sua originalidade natural).
Espuma: afundamentos superiores a 10% da altura total no assento e no encosto. A espuma possui tratamento contra ácaros (FunbacNew) e é testada em laboratórios conceituados.
Acessórios externos (pezinhos, braços, giratórias, rodízios, molejos, retráteis e pés de apoio): a garantia cobre barulhos, bolhas, oxidação, defeitos nos rolamentos dos rodízios e giratórias.
Costura: contra defeitos relativos à costura.
Espelho: contra oxidação.
Caixarias dos armários: em casos de empenos, rupturas e descolamentos das bordas, a garantia é de cinco anos.
Tecidos: possuem garantia suplementar de três meses à legal, também de três, totalizando seis meses. Couro e recouro estão garantidos contra amarelamento e bolhas.
Percinta: contra barulho e falta de resistência, sendo que a da Lider é importada da Itália, com qualidade diferenciada do mercado.
Mola Nosag: contra barulho e falta de resistência. É fixada para fortalecer e estabilizar os movimentos exercidos pelo corpo.
Catraca e articuladores: contra defeito de montagem, desgaste dos rolamentos e travas.
Molas no assento (Pocket ou Bonnel): garantia de três anos, sendo suplementar à legal de três meses, totalizando três anos e três meses no assentos.
Colchões: a garantia cobre acima de 10% de depressão em relação às laterais, variações de flexibilidade e dureza acima de 30% e 12% na espessura, de acordo com normas da ABNT.
Estruturas boxe: um ano de garantia na madeira e dois anos no metal.
Molas de colchão: três anos (Siperelatic) e cinco anos (Pocket).
Espumas de colchão: garantia de dois anos contra afundamentos superiores a 10% da altura total do colchão.
Tecidos, costuras, rodízios, pés fixos, respiros e massageador eletrônico de colchão: um ano de garantia.
Travesseiros: afundamentos superiores a 10% da altura total, ocasionados pelo uso diário, no prazo de três anos (Látex Natural), um ano (Hiper Soft, Espuma Tipo Látex, Molas, Visco Elástico) e três meses (Pluma).
Tapetes: um ano quanto a desbotamento e pelos soltos.
Itens de revenda (produtos não fabricados pela Lider Interiores)
Possuem garantia de seis meses contra defeito de fabricação, incluindo acionamento do pistão ou de mecanismos eletrônicos, soldas, fixação, costuras e componentes (como fibras, parafusos e ponteiras).
A garantia se dá pelo reparo da peça, substituição parcial ou total (caso o reparo não seja possível), após recolhimento, análise do produto e caracterização do defeito pelo fornecedor.
E não se preocupe
Há marcas naturais nas madeiras padrão demolição, como nós (círculos de coloração escura), pequenas trincas nas extremidades e variação de tons.
Ocorrência de peeling (bolinhas) no tecido, já que o mesmo é causado pelo contato com outros tecidos.
Marcas naturais do couro, como dobras e fendas, calos e cicatrizes. Elas não afetam a qualidade, nem diminuem o seu valor; pelo contrário, uma pele sem manchas perde sua naturalidade.
É aceitável que o estofamento sofra desgaste natural ao ser usado. A espuma e o tecido poderão apresentar aparência de flacidez, por possuírem elasticidade, mas o conforto não será comprometido. Vale lembrar que o couro é o revestimento com maior elasticidade.
Durante os primeiros três meses, é normal o tapete soltar pelos, devido ao corte do fio, sem comprometer a densidade e sua vida útil.
Ainda tem dúvidas de como fazer seus móveis durarem mais? Além das lojas, a Lider possui uma equipe de atendimento ao cliente à sua disposição para dar dicas de conservação dos móveis, garantias, etc.