Em tempos turbulentos, em que a realidade pesa mais do que esperamos, o lúdico entra em cena como um respiro. Uma forma de tornar a realidade mais leve, mais agradável, mais engraçada. Afinal, de seriedade já basta o nosso dia a dia. Na Semana Internacional do Móvel de Milão, o lúdico estava por todos os lados. Móveis, instalações, design. Tudo respira a inocência, a brincadeira, o sorriso. O novo escapismo é infantil, divertido, colorido. Assim como a vida deve ser. Confira a seguir alguns highlights da semana.
Sonhe
Quando se trata de acabamentos em pedra, a monotonia geralmente predomina. Não para o designer James Hayon, que surpreendeu com o estande da Caesarstone. Fauna, flora e folclore foram sua inspiração, que bebeu água também no design dos palácios italianos. O mosaico colorido das paredes e bancadas, por exemplo, tirou o fôlego dos visitantes. O resultado foi um espaço supercontemporâneo.
Quantos segredos você guarda?
Essa pergunta guiou a criação da linha “88 Secrets”, que consiste em cadeiras, armários e tapetes que se inspiram no design do corte das pedras preciosas. Outro móvel criado pela designer Nika Zupanc, dessa vez para a Decastelli, remete a um escaninho. Feito de madeira, é impossível não se apaixonar pelas chaves em coração. #maisamorporfavor
Ilumine-se
Já o imbatível Luca Nichetto optou por formar um corredor com grandes luminárias, expostas como em um museu para a exposição “Decode/Recode”. O objetivo era mostrar como material e design clássicos podem assumir postura moderna, desde que misturados com outros elementos, na medida certa.
História do design e tecnologia
Na Trienalle de Milão, Paola Navone foi a responsável pela curadoria de design da exposição “Una città Immaginaria”. Mostrar os materiais criados por Abet Laminati com a ajuda da tecnologia e seu diálogo com o design atual de forma artística, quase como uma exposição de arte, sem deixar de fazer de tudo uma grande brincadeira foi seu objetivo.
Brinque!
Uma das exposições que mais chamou atenção foi “Giro Giro Tondo – Design for children”. “Giro Giro”, em português, é como o nosso “Ciranda Ciradinha”. Com curadoria de Silvana Annicchiarico e direção artística incrível de Stefano Giovannoni, Giro Giro explora vários temas sob a ótica do design infantil. Móveis, Sinais e Arquitetura são alguns deles. Outro espaço que chamou atenção foi o dedicado às várias representações e interpretações de Pinóquio.