Multifacetada, tanto em suas possibilidades de aplicação quanto de harmonização, a madeira é presença forte em qualquer casa ou ambiente comercial. Eleger uma ou mais cor de madeira no mesmo espaço – e ainda combiná-las aos acabamentos, mobiliário e complementos da decoração – parece uma tarefa além do alcance? Pois vamos te mostrar como as tonalidades desse material podem ajudar a compor uma atmosfera sofisticada, vibrante ou até descolada.
Quais as cores do seu espaço?
É possível atingir aquele sonhado resultado com uma paleta de muitos tons, inclusive misturando tipos de madeira, mas isso deve ser feito com critério, sem exageros na composição. Fique atento à tonalidade do piso e das portas, principalmente se também forem de madeira: contrastar tons claros X escuros ou quentes X frios é uma ótima pedida.
Como remete a conforto, a madeira é perfeita para suavizar materiais como concreto, vidro e metais. Neste projeto de Nina Abadjieff, a base preta e cinza, de pegada industrial, perde a frieza com o “abraço” da madeira de aspecto natural.
No detalhe do espaço concebido por Johanna Anastasia, o piso escuro de madeira e a parede marsala fazem “saltar” o aparador rosa claro – contraste que moderniza o ambiente no ato!
Lance mão da versatilidade da madeira
A madeira é unanimidade quando o assunto é decoração: praticamente não há restrições de uso. Resistente, sua beleza singular pode morar nos pisos, portas, janelas e acessórios, em qualquer ambiente. Quando usar madeira além dos móveis, combine tons semelhantes para um resultado agradável aos olhos e supercontemporâneo.
A luminária de chão Glide, da dupla Adolini+Simonini para a Lider, se destaca pelos belos pés em madeira. Repare que a nuance se aproxima das outras peças do mesmo material, inclusive as molduras dos quadros.
Ajudinha do círculo cromático
A ideia é apostar em tons vibrantes ou numa mistura ousada? Não se acanhe! Acerte na combinação de cores no décor com a ajuda do círculo cromático. A gente conta tudo aqui!
Olha só como é possível fazer um mix incrível de duas madeiras e cores intensas até na cozinha! Uma pitada de branco ainda deixa tudo mais equilibrado.
Mix de acabamentos de madeira
A grande variedade de cores de madeira – além de apresentadas em seu aspecto natural, com diferentes tonalidades para cada espécie – e os acabamentos em resina, como as lacas foscas e brilhantes, permitem mil e um arranjos e combinações. Investindo em tons neutros é possível mesclar diversas texturas.
Na Garagem de Estar, obra de Adriana Bellão, as mesas de centro têm acabamentos diferentes, mas tons parecidos. O contraste se dá com a enorme estante modular, que conjuga madeira clarinha e alguns nichos em laca cinza.
Leve em conta o tamanho do ambiente
Madeiras muito escuras podem dar a sensação de um ambiente reduzido, por isso não abuse delas em espaços pequenos.
Neste Living e Estar, Juliana Vasconcellos elegeu o acabamento Ebanizado para a mesa de jantar Sense e a grande estante modulada Lider. O tom escuro é suavizado pelo piso, tapete e cadeiras de nuances claras. A escolha de uma estante vazada também colabora para dar leveza ao amplo ambiente. Sobriedade na medida!
Madeira e minimalismo? Sim!
Mix de vários tons e tipos de madeira não é sinônimo de exagero. Se você é da turma do “menos é mais”, invista em contrastes sutis, combinados a diversas texturas para criar aconchego.
Gisele Taranto deixou de lado o excesso de informação e objetos para criar um quarto de traços simples, porém com elementos quentes, ao apostar na madeira de gamas claras ou neutras.
E aí, já pensou nos tons perfeitos de madeira para o seu ambiente? Visite a loja Lider mais próxima e inspire-se ainda mais!