Um dos ambientes em que os recursos decorativos geralmente se concentram em acabamentos e revestimentos, o banheiro é aquele espaço que inspira cuidados na hora da decoração. Isso porque, mais do que estética, o fator funcionalidade é preponderante durante a criação de um projeto para o ambiente. Uma ótima forma de inserir um elemento decorativo que confere não só beleza, mas também muita praticidade, é usar espelhos em banheiros. A seguir, separamos algumas dicas que irão te ajudar a escolher os espelhos que mais combinam com o seu décor. Confira.
1 – Qual será a principal funcionalidade do espelho?
Essa é uma questão que deve ser respondida de forma eficiente. Além de nos ajudar a cuidar da aparência, o espelho também pode ter a função de ampliar o banheiro, realçar a iluminação ou ser meramente um elemento decorativo. Defina primeiramente qual será a sua função principal.
2 – O tamanho do espelho
Com a sua função definida, é hora de pensar nas dimensões da peça. Espaços compactos geralmente pedem espelhos de tamanhos médios e espaços mais amplos, recebem bem espelhos grandes, que dão a eles a sensação de profundidade, algo essencial na decoração. Os espelhos muito pequenos geralmente são indicados quando seu uso é estritamente decorativo.
3 – Posicionamento adequado
Geralmente os espelhos são instalados sobre a bancada da pia, mas caso sua função seja ampliar o espaço, por exemplo, nada impede que uma parede receba a peça. O essencial é que ele cumpra sua função de forma confortável: reflita rosto e parte do corpo de maneira adequada, sem que a pessoa tenha que fazer algum esforço, como ficar nas pontas dos pés ou agachar.
Nessa sala de banho da Triplex Arquitetura para a Casa Cor SP 2017, nosso espelho Tri foi posicionado sobre a bancada da pia.
4 – Formas e molduras
A escolha da forma de espelho ideal para o seu banheiro depende muito do conceito do seu projeto. Ambientes mais ousados podem receber formas triangulares e hexagonais, enquanto os mais tradicionais ficam bem com formas quadradas e retangulares. Formas circulares são aconselháveis para banheiros onde predominam linhas retas, servindo como fator suavizante no décor. O mesmo cuidado deve ser tomado em relação às molduras. Elas devem seguir o estilo do projeto e valorizar o espelho.
No Lavabo Raízes de Isabella Souza para a Casa Cor Brasília 2017, os espelhos Lip, de forma circular e moldura de madeira, percorrem todo o espaço.
Gostou das nossas dicas para usar espelhos em banheiro? Fique de olho em alguns modelos Lider para você.