Decoração afetiva: 5 dicas para deixar a sua casa cheia de história
24 SET 2018
• Dicas
Uma casa com afeto é aquela capaz de contar histórias por meio de móveis e objetos. Mas não só isso. Cores, iluminação e a disposição dos móveis também falam muito sobre quem você é e do que gosta. O mais importante em uma decoração afetiva é não seguir padrões e não ter medo de expor a sua história. Para te guiar nesse caminho, preparamos cinco dias que irão te ajudar a criar uma decoração afetiva e inspiradora:
1 – Faça um levantamento de objetos que fazem parte da sua história
Fotos, objetos, quadros de família, aquela louça que era usada em momentos especiais na casa da sua avó. Separe tudo que faz o seu coração bater mais forte e que poderá de alguma forma ser inserida na decoração da sua casa.
Detalhe do espaço identidade Lider.
2 – Explore suas coleções
É um leitor compulsivo? Então por que não criar um cantinho dedicado à sua biblioteca? A sua paixão é a música? Separe um espaço para expor a sua coleção de vinis. É viciado em viagens? Junte todos os objetos adquiridos pelo caminho e coloque-os em uma estante. Vale tudo para mostrar um pouco quem você é.
Ambiente de Pedro Lázaro para Decora Lider 2014.
3 – Escolha as suas cores preferidas
Nem só de objetos vive uma decoração afetiva. As cores também falam muito sobre quem você é e do que gosta. Na hora de criar a sua decoração, pegue o círculo cromático e escolha as cores que mais têm a ver com você. Depois, pense onde elas podem ser aplicadas. Nas paredes, almofadas, no tecido que irá revestir o sofá. As possibilidades são inúmeras.
Laboratório de ideias de Roziane Faleiro para Casa Cor Minas 2018.
4 – Pense em um estilo que te complete
Você adora um perfume vintage ou é mais adepto do minimalismo? Pensar em um estilo que retrate a sua personalidade e o seu dia a dia também é essencial para criar uma decoração mais afetiva.
Espaço identidade Lider
5 – Aposte em espaços que incentivam a troca de afeto