Você sabia que a maneira como você posiciona o sofá da sala influi diretamente no bom resultado do seu décor? Um sofá no lugar certo deixa a sala com um clima acolhedor e pode até conferir a tão almejada sensação de amplitude, item indispensável nas decorações atuais. Mas como saber onde posicionar o sofá da sala? Separamos algumas dicas para te ajudar, confira a seguir.
Estude a sua sala
Antes de pensar onde posicionar o sofá da sala, você deve estudar todo seu espaço. Entram em cena detalhes que passam despercebidos, como vãos de escadas, a parede embaixo da janela, o espaço que dá continuidade à porta de casa. Mapeie tudo – você pode, inclusive, fazer um rascunho da planta da sua sala – e só assim comece a pensar onde posicionará o sofá.
É importante lembrar que para definir o local do sofá na sala, você deve levar em consideração outras variáveis, como painel de TV, caso a sala sirva também de home, estantes, poltronas e mesas de centro e laterais.
Defina o centro visual da sala
Com sua planta em mãos, é hora de pensar qual será o local de destaque da sala. Será o painel do home? A janela com a vista para a cidade? Definido esse centro visual, é hora de prestar atenção nos acabamentos.
Nesta sala de Adriana Lorenzo e Adriana Varandas, o ponto visual escolhido foi a parede que recebe a obra de arte. O sofá foi posicionado antes dela e duas poltronas foram posicionadas à frente para criar um espaço de conversa.
Preste atenção no revestimento do piso e paredes
Se sua sala possui uma faixa de transição de um piso para outro, ou um revestimento de parede, como um painel de madeira, por exemplo, para uma parede sem revestimento, é hora de levar essas características em conta.
O ideal é que o sofá respeite esses limites e não seja mais um elemento de interferência no espaço. Nesta sala, Ana Livia Werdine optou por delimitar o espaço do home com um tapete. O sofá foi posicionado sobre ele, em frente à TV.
Qual a função do sofá?
Ele servirá para receber visitas ou apenas para ver televisão? Definir seu uso rotineiro ajuda a escolher a melhor posição. Pense também se será necessário criar um espaço de conversa, com a ajuda de poltronas ou mesmo de outros sofás.
O ir e vir deve ser sempre prioridade no décor. Portanto, nada de bloquear portas ou passagens entre os cômodos. Também não posicione os móveis de ambientes muito próximos, deixe sempre um espaço de “respiro”.