Quando começou a realizar o projeto de arquitetura de interiores residencial em Alphaville Litoral Norte, na Bahia, o desafio da arquiteta Mariana Fedulo era criar um espaço autêntico e elegante, que se encaixasse no perfil despojado e moderno dos proprietários. A ideia era estabelecer uma área social requintada e acolhedora para que o jovem casal pudesse fazer uma das coisas que mais gosta: curtir a família e os amigos, recebendo-os em sua casa.
O projeto de paisagismo valoriza a área externa, que ganha contraste com as cores escuras do mobiliário e o colorido natural das plantas. Mesinhas com figuras geométricas servem de aparador e as almofadas estampadas com folhagens e temas florais complementam a decoração.
Na sala de jantar, cores neutras dão requinte ao ambiente. A mesa de laca brilhante branca ganha complemento com cadeiras em tons pastéis. Nas cabeceiras da mesa, cadeiras com estampas listradas conferem elegância e estilo ao espaço. A iluminação fica por conta dos pontos de luz no aparador e, sobre a mesa, um sofisticado pendente traz aconchego. Elementos coloridos, como vasos e plantas, quebram a monotonia dos tons neutros e acrescentam charme.
A suíte master foi pensada para integrar conforto e requinte, características que aparecem na aplicação de tecidos em cores neutras, nas cortinas claras e no papel de parede listrado. Ao lado da espaçosa cama, um criado com espelhos colabora para ampliar visualmente o espaço. O tapete felpudo e as luzes ambientadas em cima da cama ajudam a criar um clima intimista e aconchegante.
No living, a mescla de peças clássicas e contemporâneas valoriza a decoração. Castiçais e molduras de quadro em estilo antigo criam um contraste harmônico com as modernas fotografias. Um espaçoso recamiê compartilha o ambiente com a poltrona de folhagens, e faz a conexão entre as salas da residência, que têm em comum o uso predominante de cores neutras no mobiliário. Sobre a mesa lateral e o aparador, ambos de laca branca, o toque vibrante dos acessórios: almofadas floridas e vasos decorativos. A iluminação focada ressalta os detalhes peculiares do projeto.
Na criação do home theater, prioridade para móveis com dimensões generosas, que proporcionam mais conforto aos moradores. Na caixa de gesso revestida com papel de parede – o destaque do projeto – uma iluminação especial, feita com calhas de iluminação indireta, que deram um toque diferenciado ao espaço. Elementos de cores vibrantes, presentes nas almofadas e nos artefatos de decoração, contrastam com a sobriedade dos móveis escuros.
Luminárias embutidas iluminam e realçam detalhes específicos do projeto, como os objetos de decoração, além de delimitar a integração entre o home, o living e a sala de jantar. O painel de TV forrado com papel de parede torna o home theater um ambiente singular e aconchegante, traço evidenciado pelo tapete e pelo sofá, que também pode se transformar em três confortáveis chaises.
Para atender às necessidades dos proprietários da residência, que gostam de receber pessoas em casa, a arquiteta projetou um gabinete especial que, aliado a um sofá-cama, permite aos moradores transformar o home office em um quarto de hóspedes quando necessário.
Na suíte da filha do casal, a conjugação entre cores neutras e vibrantes em tons de rosa trouxe a alegria do ambiente. O papel de parede listrado em cores contrapostas tem seu destaque reforçado pelas luminárias de parede. Na cômoda branca, detalhes de cor nos puxadores. Ao lado da cama, o criado com acabamento em laca insere elementos de design clássico e traz romantismo e feminilidade ao projeto. Elementos de decoração com temática infantil complementam a suíte com uma atmosfera agradável e acolhedora.