Querendo escapar das paletas neutras e se aventurar por tons mais ousados na decoração? Então, investir no tom sobre tom é uma ótima pedida! Recorrente na moda e nas artes, esse conceito (oriundo do francês ton sur ton) se aplica muito bem ao design de interiores. A ideia consiste em eleger uma única cor, em duas ou mais nuances, harmonizando acabamentos, peças de mobiliário e complementos no mesmo espaço. Se a proposta for pincelar todo o ambiente, criando um visual superimpactante, melhor obter ajuda profissional – é complexo montar esse quebra-cabeça! Mas lançar mão dessa técnica não é tarefa impossível: dá para combinar sem erros, com as dicas a seguir.
Aposte na versatilidade
Do hall de entrada à área íntima da casa, a decoração em degradê funciona em qualquer ambiente. Esse artifício torna o visual monocromático mais sutil e atraente. E não é necessário usar muitos tons de uma cor: um pouco de contraste já permite o efeito de tom sobre tom. Tem medo de se entediar com o visual? Arrisque em uma área menor ou não integrada ao resto da casa, como o lavabo.
Reflita sobre a cor eleita
A tonalidade predominante pede critério! Afinal, cada cor transmite sensações peculiares, como alegria, serenidade, otimismo, ansiedade e concentração. Dependendo do ambiente, uma escolha muito vibrante pode deixá-lo exagerado e cansativo. Se o local requer tranquilidade, o ton sur ton de azul, por exemplo, é muito bem-vindo.
Explore texturas e acabamentos
Fuja da monotonia, aplicando intensidades distintas da mesma cor no piso, teto, paredes, móveis e adornos. O segredo mora na variação de texturas dos revestimentos: jogue com o contraste entre brilhante e fosco, liso e tramado, natural e sintético. O resultado é elegante e atemporal!
Deixe as paredes entrarem na dança
Proposta bem moderna para o tom sobre tom na decoração é pintar uma ou mais paredes do ambiente na cor base, servindo de fundo para um móvel em destaque, que não precisa ter nuance muito parecida. Porém, aproximar os tons, criando uma espécie de camuflagem, também pode ficar incrível! Dessa forma, a técnica traz mais um benefício: se tiver um sofá ou estante grande e de cor marcante em um ambiente pequeno, posicioná-lo em uma parede de mesmo matiz dá a aparência de fusão, diminuindo, visualmente, seu volume. Só tome cuidado ao escolher os outros elementos, sobretudo se a cor for escura, para evitar um clima “opressor”.
Não descarte a sutileza
Tom sobre tom te remete a algo marcante, enjoativo? Esqueça! O conceito pode abraçar uma mistura de tons neutros, como cinzas e beges, deixando as pinceladas mais fortes para os detalhes (quadros, tapetes, cortinas, almofadas, cobre-leitos…). Vale até inserir uma estampa delicada, agregando ainda mais personalidade ao ton sur ton.
Leve em conta a iluminação
Tons são invariavelmente influenciados pela luz. Assim, teste sob a luz natural amostras das nuances que planeja usar no ambiente. A mesma atenção vale para o projeto luminotécnico, que pode ressaltar cada matiz, criando um efeito suave ou mais dramático.
Permita um contraste maior
Um pouco de ousadia é a sua praia? Então potencialize o efeito do tom sobre tom, selecionando duas cores como base. Para conquistar um resultado harmonioso, busque auxílio nas combinações clássicas do círculo cromático e mergulhe nessa tendência, sem medo!
Agora que demos um empurrãozinho para você incorporar o tom sobre tom à sua decoração, confira a infinidade de opções de cores e acabamentos que a Lider Interiores oferece.