A cozinha deixou de ser mais um cômodo para se transformar no coração da casa. Com esta nova função, surgiram também novas possibilidades de configurações. Além de um espaço para cozinhar alimentos, a cozinha também se transformou em um local de confraternizações e até de estudos, no caso da pandemia. Mas como acertar no projeto da cozinha para que ela seja realmente funcional? É o que contamos para você a seguir.
1 – Analise o espaço e a função principal da cozinha
Ela é integrada à sala? O morador cozinhará enquanto recebe visitas? Quantas pessoas utilizarão a cozinha no dia a dia? Fazer este estudo é essencial para definir se a cozinha será em ilha, integrada à sala por uma bancada ou mesmo separada da área social. Com isto definido, é hora de ir para o próximo passo.
Integrada, esta cozinha permite que o chef do dia interaja normalmente com os seus convidados.
2 – Divida os setores no projeto da cozinha
Agora é hora de pensar na funcionalidade. Para isso, divida a cozinha nas seguintes zonas:
Limpeza: pia e lava-louças;
Servir: mesa e bancada;
Preparo: bancada de trabalho;
Armazenamento: geladeira, freezer, armários;
Cocção: fogão, forno elétrico.
Com estas zonas definidas, você consegue distribui-las no layout definido: em U, paralela, linear com ilha ou em L. Para definir os setores, é interessante também fazer um inventário dos objetos que serão guardados na cozinha.
Visando a organização e a funcionalidade, nossas cozinhas contam com acessórios e divisores que fazem a diferença no dia a dia!
3 – Escolha os revestimentos para piso, paredes e bancadas
Pense em revestimentos fáceis de limpar, que passem também a sensação de higiene e que sejam resistentes. Cerâmicas, porcelanatos, ladrilhos hidráulicos, granitos, mármores e pisos vinílicos são algumas das opções muito usadas na cozinha.
Madeira, laca, mármore. São muitas as opções para revestir a cozinha.
4 – Pense nos eletrodomésticos
Definir qual geladeira, fogão, coifa, micro-ondas e lava-louças serão usados enquanto se está projetando a cozinha é essencial para que não haja erros de medidas dos nichos que receberão os eletrodomésticos.
Cooktops, forno, geladeira. Defina todos os modelos durante o projeto.
5 – Atente-se à iluminação no projeto da cozinha
A luz branca é a mais recomendada para a cozinha, já que não altera a cor de temperos e alimentos. Também é interessante pensar em iluminações de fitas LED para estantes e armários. Elas facilitam a visão nas atividades rotineiras e conferem um clima todo especial ao ambiente.