Um dos dilemas para quem tem pets em casa diz respeito ao cuidado e limpeza dos móveis. Como deixar a casa limpa sem fazer com que cães e gatos deixem de usufruir dos espaços? O desafio é grande, ainda mais com o número de pets crescendo a cada dia. Segundo a pesquisa “O perfil do dono do pet no Brasil”, realizada com internautas pela Qualibest entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, 70% dos entrevistados têm algum animal de estimação, sendo cães a maioria, com 80%, seguido dos gatos, com 38%. Entre os donos de cães e gatos, 53 e 54% respectivamente, confessam tratá-los como gente.
Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Pet Brasil junto ao IBGE mostra que em 2018 foram contabilizados no país 54,2 milhões de cães; 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos. A estimativa total chega a 139,3 milhões de animais de estimação. Em 2013, a população pet no Brasil era de cerca de 132,4 milhões de animais, últimos dados disponíveis quando a consulta foi feita pelo IBGE.
O fato só demonstra que os animais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, dividindo a casa, o sofá e até a cama com a gente. Portanto, pensar em formas de deixá-la sempre limpa é imprescindível, tanto para a saúde dos moradores, dos pets e dos móveis. Sim, mantê-los limpos é essencial para sua durabilidade. Então, separamos algumas dicas de limpeza do Certificado de Garantia Lider para te orientar. Confira a seguir:
Colchões
Usar aspirador de pó para retirar os pelos dos animais;
Caso haja vômitos ou urina na cama, não utilizar alvejantes e produtos clorados. Prefira água e sabão;
Não esfregar com escovas duras ou abrasivos. Utilizar apenas escova macia, esponja ou pano limpo;
Evitar que seu pet deite ou assente no colchão quando estiver molhado.
Limpeza dos móveis e estofados
Tecidos
Usar aspirador de pó, escova macia ou flanela seca para retirar os pelos;
Em caso de vômitos ou urina dos pets, não fazer lavagem industrial, pois alguns tecidos são sensíveis a produtos químicos, como, por exemplo, a seda e o algodão. Utilize um pano macio e sabão para limpar o local.
O sofá Fofo do Estúdio Lider de Design é o lugar preferido de Alice e Dom.
Courino
Para remover manchas deixadas pelos pets, aplicar detergente neutro com pano limpo. Esfregar com movimentos suaves e em seguida remover os excessos com um pano e água limpa;
É recomendável fazer uma lavagem a seco periodicamente;
Secar ao ar livre, na sombra.
Doguinho não desgruda do seu sofá Way do Estúdio Lider de Design.
Couro
Nunca secar ao sol;
Não utilizar alvejantes ou produtos clorados;
Não esfregar com escovas duras ou abrasivos;
Utilizar apenas escova macia, esponja, pano ou espuma;
Os produtos que possuem rodízios precisam ser limpos periodicamente, pois tendem a acumular sujeira e travar o mecanismo. Verifique também a existência de pelos na estrutura.
Polir os acessórios metálicos com cera automotiva. Fique atento para ver se seu cachorro não está urinando no local. A urina pode corroê-lo.
Não utilizar produtos químicos em sua limpeza, como desinfetantes ou sabão em pó;
Apenas lavagem a seco;
Não secar o tapete diretamente no sol. Apenas com luz indireta do sol ou na sombra, o que é mais recomendável;
Para tirar a poeira e os pelos, aspire o tapete pelo menos uma vez por semana;
No caso de urina dos pets sobre o tapete, utilize um papel absorvente, enxugando suavemente, sem fazer pressão ou fricção. Em seguida, passe uma esponja ou pano limpo umedecido em água;
No caso de sujar o tapete com substâncias sólidas, como fezes, utilize uma espátula para retirar os excessos. Em seguida, passe uma esponja ou pano úmido.
Joca Tatu descansa no banco Areia da Plataforma 4.
Pronto para fazer a limpeza dos móveis com segurança para toda a família? Aproveite para saber mais sobre o nosso design feito para viver, visite uma de nossas lojas!