5 elementos que caracterizam a arquitetura barroca
08 JUL 2021
• Arquitetura
O termo barroco, em português, quer dizer “pérola imperfeita”. Paradoxalmente, o conceito de imperfeição deu origem a um dos estilos mais bonitos da arquitetura mundial. Surgida na Itália durante o Absolutismo, no século XVII, a arquitetura barroca rejeitava a simetria do Renascimento, destacando a imponência e dinamismo das construções, um reflexo do movimento da Contrarreforma, uma resposta à reforma Protestante proposta por Martinho Lutero. Surgiam assim igrejas ricamente decoradas, que conquistavam seus fieis pela emoção e reforçavam o poder da igreja católica. Identificar este estilo arquitetônico é fácil, basta prestar atenção nos cinco elementos que destacamos a seguir:
1. Muitos elementos decorativos e uso do dourado
Para mostrar todo o seu poder, a igreja investiu na arquitetura “arte”, com muitos elementos decorativos e o uso do dourado. O ouro, matéria-prima em alta nas colônias europeias, começa a ser usado na ornamentação das igrejas.
Altar da Igreja de Santa Efigênia, em Ouro Preto, Minas Gerais.
2. Uso da planta em cruz grega na arquitetura barroca
Com as proporções da nave principal e do transepto na mesma medida, as plantas das igrejas barrocas eram chamadas de “cruz grega”.
3. Nave única nas igrejas
A existência de uma única nave nas igrejas barrocas permite a contemplação dos elementos decorativos como um todo.
A igreja de São Roque, em Lisboa, Portugal.
4. Uso de afrescos em tetos
Para valorizar a nave única das igrejas, afrescos com passagens da bíblia eram pintados no teto.
Assunção de Nossa Senhora da igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, cria a ilusão de que a nave se abre para o céu.
5. Mistura de pintura e escultura na arquitetura barroca
O uso destes dois recursos artísticos era instrumento da ornamentação das construções. Com motivos bíblicos, visavam reforçar o poder da igreja católica sobre a protestante.
A Santa Ceia de Aleijadinho, em Congonhas, usa das esculturas para contar os passos de Cristo antes da crucificação.
É fã da arquitetura barroca? Conta pra gente nos comentários!