Escolher o espelho ideal para determinado cômodo de casa nem sempre é tarefa fácil. Dúvidas como o formato ideal, o tom que mais combina com o décor e o acabamento de sua moldura costumam vir à tona. Para que você consiga acertar na escolha dos seus espelhos, a primeira decisão a tomar é sobre a função que a peça assumirá. Abaixo listamos algumas delas:
Com a função principal do espelho determinada, é hora de escolher o local onde será inserido e suas medidas. Há localizações clássicas de espelhos, como na parede da sala de jantar, sobre o aparador, no hall de entrada de casa, ou em um canto do quarto. Caso seu intuito seja usá-lo para iluminar determinado local da casa, faça a seguinte experiência: durante o dia, observe quais pontos recebem a luz do sol e quais permanecem escuros. Posicione o espelho em um ângulo que ilumine o local escuro para ter o efeito desejado. No caso do banheiro, a parede mais usada é a sobre a pia.
Caso queira ampliar o espaço, opte pelo formato horizontal, que pode, inclusive, ultrapassar o limite da bancada. No quarto, o espelho pode ocupar a porta dos armários ou mesmo ser instalado atrás da porta. Se o seu objetivo é decorar, vale apostar em moldura diferenciadas e em diferentes formatos. Quanto a medidas, não há regras nem limites, porém é essencial ter bom senso para obter uma estética agradável. A seguir, selecionamos alguns ambientes com espelhos para te inspirar!
No showroom da Lider Brasília, a Rysc Arquitetura escolheu um painel espelhado em uma das laterais do espaço da sala de jantar.
Também no showroom da Lider Brasília, o espelho Tri da Triplex Arquitetura foi usado como elemento decorativo do espaço.