Costumes brasileiros: 5 práticas incomuns em lares estrangeiros

11 JAN 2022
• Arquitetura

Viajar para outros países é uma ótima oportunidade de conhecer os costumes de seus habitantes, e assim compará-los com os nossos. Quem nunca se pegou sentindo falta do famoso arroz com feijão no almoço que atire a primeira pedra. Quando se fala no morar, há também grandes diferenças de comportamentos, que sofrem influência não só do clima do local, mas também de sua cultura. Pensando nestas diferenças, selecionamos cinco costumes brasileiros que são muito incomuns mundo afora.

 

1. Lavar o banheiro

Não só por causa do nosso banho diário nos diferenciamos da maioria dos estrangeiros. A limpeza doméstica também possui suas peculiaridades. Quando se fala em banheiros, é comum jogarmos água com sabão e desinfetante em tudo para realmente lavar o espaço. Pois saiba que alguns países, como Portugal e Alemanha, não possuem ralos nos banheiros (exceto na área do chuveiro ou banheira), o que torna esta tarefa impossível de ser realizada. Lá, a higienização deste cômodo é feita apenas com pano úmido e desinfetante.

costume brasileiros

 

2. Entrar em casa com sapatos

O hábito de deixar os sapatos na entrada de casa começou a ser incorporado pelos brasileiros durante a pandemia, mas em países como o Japão, por exemplo, este costume é milenar, e diz respeito não só ao fato de evitar a sujeira no chão de casa, mas também tem o objetivo de manter as boas energias, já que a casa é vista como um lugar sagrado.

sapatos fora de casa

 

3. Lavanderia na área de serviço

No Brasil, é comum que a lavanderia esteja localizada na área de serviço, mas em países como os Estados Unidos, a lavanderia está posicionada perto dos quartos. Isto porque os americanos não contratam o serviço de profissionais de limpeza, lavando eles mesmos as suas roupas. Daí é natural que as roupas sujas fiquem longes de espaços como a cozinha e próximas dos quartos, o que facilita sua lavagem.

costumes brasileiros

 

4. Ausência de hall de entrada

Nas casas brasileiras, você dificilmente encontra armários e cabideiros no hall de entrada, ou mesmo o hall de entrada em si. Em países europeus e nos Estados Unidos, este espaço é de extrema importância, já que nele você deixará seus casacos de frio, as botas sujas de neve e mesmo bolsas e acessórios. Entretanto, ter um espaço de higienização é uma das tendências da arquitetura pós pandemia, o que pode fazer com que, pouco a pouco, o hall de entrada passe a ser mais comum nos lares brasileiros.

costumes brasileiros

 

5. Janelas nos banheiros

No Brasil, é comum que o cômodo tenha pelo menos uma janela ou basculante. Esta abertura não está presente em casas europeias devido ao fato de a maioria utilizar sistemas de refrigeração e calefação, tornando dispensável a necessidade de uma janela.

costumes brasileiros

 

Conhece mais algum hábito exclusivo do morar brasileiro? Conta pra gente nos comentários!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 1

Confira as novidades do nosso Editorial