Quem passa pela avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, costuma se deparar com uma construção em estilo neoclásssico, conhecida por ser a residência do ex-prefeito da cidade, Fábio da Silva Prado e sua esposa Renata Crespi Prado, entre os anos de 1934 e 1938. A construção projetada pelo arquiteto Wladimir Alves de Souza remete ao Palácio Imperial de Petrópolis, e é resultado da migração da elite paulistana do centro da cidade para as redondezas do rio Pinheiros. Com a morte do casal, que não tinha filhos, a construção foi doada à Fundação Padre Anchieta, que cedeu o prédio para a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Ela é desde 1972 sede do Museu da Casa Brasileira, instituição dedicada à morada brasileira por meio da arquitetura e do design.
Além de exposições e do acervo permanente sobre o tema, a instituição também realiza o Prêmio Design MCB, dedicado ao design nacional. Mas por que conhecer o MCB? Damos cinco motivos para você a seguir.
1. A exposição permanente “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado”
Fotografias, móveis e objetos contam a história do casal Crespi-Prado, retratando hábitos da casa brasileira nas décadas de 1930 e 1940. Além disso, é possível conhecer as obras de arte colecionadas pelo casal, que incluem nomes como Di Cavalcanti, Portinari e Brecheret.
2. Mostra Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB
Móveis e objetos que contam a história do design e a forma de morar no Brasil fazem parte desta mostra de longa duração, aberta ao público em 2017. Há também fotos e várias tipologias de madeiras encontradas no país e usadas na fabricação de móveis. “O acervo do Museu da Casa Brasileira representa parte de uma floresta ancestral desaparecida há cerca de um século. Suas madeiras são testemunhos de árvores seculares de jequitibás, canelas e jacarandás que tem aqui a última existência na forma do mobiliário da coleção”, afirma Ricardo Cardim, botânico e curador da mostra, no site da instituição.
4. Prêmio MCB
Todo ano, a instituição realiza o prêmio que seleciona as melhores obras do design barsileiro. Este prêmio é transformado em uma exposição anual, onde é possível conferir a profícua produção do design nacional.
5. Eventos
O MCB possui uma variedade de eventos presenciais e virtuais, com diferentes temáticas, mas sempre com o intuito de discutir o papel do design na sociedade brasileira. Para conferir a programação, acesse mcb.org.br.
Gostou da dica? Conta pra gente nos comentários como você enxerga o morar brasileiro!