O Barroco ficou famoso no Brasil pelas mãos de Aleijadinho, artista que criou obras históricas, como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas e a igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, onde assinou tanto o projeto arquitetônico quanto a ornamentação interna. Características como formas suntuosas e ornamentadas definem bem a arquitetura barroca. O estilo também virou referência na arte, música e literatura.
Surgimento do barroco
O Barroco surgiu na Itália, durante a Idade média, entre os séculos XVI e a primeira metade do século XVII, época em que a dualidade entre teocentrismo e antropocentrismo era vigente. Questionava-se o papel da igreja e colocava-se o homem como centro do universo. A religião Protestante ganhava força, daí a necessidade de um estilo capaz de conter suas ideias e colocar Deus novamente no centro do universo. O barroco surgiu como uma oposição ao antropocentrismo proposto pelo Renascimento e como uma forma de difundir a fé católica. Por causa disso, apresenta formas mais rebuscadas, com requinte e excesso de adornos e suas obras são na maioria de cunho religioso. Arquitetos como Francesco Borromini e Pietro de Cortona foram responsáveis por várias das construções barrocas italianas. No Brasil, o Barroco chegou pela mão dos portugueses, tendo se estabelecido principalmente em Minas Gerais e suas cidades históricas.
Construções barrocas no mundo
Da Itália o estilo se espalhou e chegou a países como França, Espanha e Portugal. Usando das formas clássicas para transformá-las, o barroco dá origem a construções com frontões interrompidas e colunas torsas. A seguir, selecionamos alguns exemplos da arquitetura barroca na Europa:
Igreja de Santiago de Compostela, na Espanha
Grand Trianon – Palácio de Versalhes
Palácio de Schonbrunn, em Viena, na Áustria
Torre dos Clérigos, em Porto, Portugal
Construções barrocas no Brasil
Por aqui, o Barroco era usado pela igreja como uma forma de estabelecer um diálogo mais profundo com os habitantes e também como instrumento de catequização dos índios.
Basílica Nossa Senhora do Carmo, Recife
Igreja de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul
Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, Congonhas
Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto
Pelourinho, Salvador
É fã do estilo barroco? Conta pra gente nos comentários!