Clássicos da decoração: como combinar a madeira com vidro
28 ABR 2018
• Dica de decoração
Duas matérias-primas que possuem como característica comum a versatilidade, a madeira e o vidro, quando bem combinadas, podem fazer maravilhas para o seu décor. A primeira é responsável por dar “corpo” ao ambiente onde está inserida, enquanto o segundo confere leveza e fluidez. Combinar os dois materiais na decoração não é tão difícil quanto se pensa. Confira a seguir algumas dicas que te ajudarão na busca do décor perfeito, trabalhando madeira com vidro.
Aposte no contraste dos materiais
Nessa suíte de Luciana Passamani, a mesa de centro de madeira ganhou também uma versão menor em vidro, que cobre parte da peça, de maneira a brincar com o jogo de volumes. Essa iniciativa é uma das melhores para quem não abre mão de ter ambos os materiais em um ponto visual do espaço.
O contraste da madeira e do vidro é enfático nesse living de Estela Netto. A arquiteta optou por inserir uma peça de madeira de demolição rente à mesa de vidro, criando um ótimo efeito de contraste.
Adornos de vidro realçam os móveis de madeira
Essa estratégia do décor é uma das mais fáceis de realizar. Separe bowls, vasos, garrafas e esculturas de vidro e posicione-as em estantes, mesas e armários de madeira. O resultado brinca com as texturas dos dois materiais e tira a mesmice do décor. As mesas de centro Edge, por exemplo, ganham brilho com os vasos de vidro transparente posicionados em sua superfície.
A cozinha também pode receber a mistura dos materiais. Se a sua casa possui o ambiente com armários de madeira, vale investir em peças de vidro para decorá-lo. Repare como as garrafas e taças de vidro garantem a leveza dessa cozinha.
Valorize a funcionalidade do vidro
Devido a sua resistência e durabilidade, o vidro é um ótimo material para ser aplicado em superfícies. Experimente usá-lo na sua mesa de jantar e comemore a beleza e praticidade do material. Para dar mais charme ainda ao espaço, invista em um painel de madeira, de preferência instalado em uma das paredes. Essa foi a escolha do escritório Anastasia Arquitetura.