Com as cozinhas cada vez mais integradas à área social da casa, as banquetas e os bancos surgiram como opção prática e bonita para o décor. Escolhê-los é um desafio, já que por causa dessa integração, eles devem se harmonizar não só com a cozinha, mas também com a sala. E como não errar nas escolhas? Selecionamos algumas dicas que irão te ajudar a escolher as banquetas e bancos perfeitos.
Preste atenção na altura das banquetas
A primeira informação que você deve ter em mãos é a altura ideal da banqueta. Ela depende principalmente da altura da mesa ou bancada da qual servirá como apoio. Para bancadas mais baixas, a 75 cm do chão, por exemplo, é interessante que a banqueta esteja de 40 a 45 cm do piso. Se a sua bancada é mais alta, vale aplicar a seguinte matemática: altura da bancada – 25 cm = altura do assento da banqueta.
Uma outra forma de fazer esse cálculo é sentar em uma mesa e cadeira que seja superconfortável para você e medir com uma régua a diferença entre o assento e a mesa.
Determine o número de banquetas necessárias para o espaço
Com a altura das banquetas em mãos, é hora de decidir quantas são necessárias para abrigar com conforto as pessoas na bancada da cozinha. Geralmente, calcula-se um espaço de 70 cm para cada pessoa. Se sua bancada possui 1,5 m de comprimento, o ideal é que ela receba duas banquetas, por exemplo.
No Loft 03 de Ana Bahia, para a Casa Cor Minas 2018, as banquetas Fly, assinadas por Adolini + Simonini, ocupam os dois lados da bancada.
Como escolher o estilo do banco ou banqueta
É interessante pensar primeiramente em um modelo. Para você, é mais confortável que a banqueta possua um encosto? Não precisa de encosto? Então um banco pode ser a melhor opção para a sua cozinha.
Definido se o modelo será mais formal (com encosto), ou informal (sem encosto), é hora de pensar em qual será o material do seu banco ou banqueta.
As banquetas Fly de Adolini + Simoni garantem o conforto de quem utiliza a Cozinheta, projeto de Isabela Bethônico, para a Casa Cor Minas 2017.