Conheça a cozinha em ilha projetada por Julia Faria
03 SET 2024
• Arquitetura
Cozinha: o coração da casa
A arquiteta Julia Faria transformou a cozinha deste projeto em verdadeiro lar. Mas o que faz uma cozinha ser o coração da casa? Ela ocupa um lugar de afeto na vida de todos nós, compartilhando a rotina de cada um e servindo de palco para bons momentos com pessoas especiais e histórias que ficam para sempre na memória.
Mas nem sempre foi assim. Christine Frederick, pesquisadora estadunidense, foi a primeira a estudar as atividades realizadas na cozinha no início do século XX, com o objetivo de propor um uso mais prático. Foi ela quem propôs que se abrisse a cozinha, para que a mulher não ficasse isolada cozinhando. Mais de 100 anos se passaram e a proposta de Frederick parece ter sido aceita com sucesso.
Projeto de Julia Faria
A arquiteta Julia Faria transforma o espaço da cozinha em um projeto que chama atenção pela praticidade. Nele, a cozinha em ilha, feita com nossos móveis planejados, pode ser isolada do resto da casa por portas deslizantes. “Foi a primeira vez que trabalhei com os planejados da Lider. Uma colega minha de profissão recomendou e ressaltou seu ótimo custo-benefício. Levei minha cliente no showroom da Lider Sion e ela ficou encantada”, ressalta Júlia. A seguir, você conhece mais sobre o projeto.
A ilha de quartzito criada na cozinha recebe bancada em corian com duas banquetas Dera do Estúdio Lider. “Trouxemos esta brincadeira de trazer a ilha em formato retangular com uma sobreposição de outro material, para ter um formato mais quadrado, que não prejudicasse a estética”, explica Julia. A proposta é deixar a área de circulação livre, e assim garantir mais amplitude ao espaço.
Na lateral, Julia optou por nichos com iluminação LED, onde se pode colocar adornos, utensílios e plantas. A arquiteta posicionou, ao lado da geladeira, forno e microondas, e uma porta no mesmo acabamento leva à área de serviço.
Julia projetou, em uma das laterais da cozinha, armários que acomodam panelas, utensílios e outros objetos. Um dos armários também funciona como despensa. Por fim, a arquiteta também criou um espaço do café nos dois nichos, instalando lâmpadas LED para auxiliar na iluminação e na sensação de acolhimento.
Quer ter uma cozinha Lider para chamar de sua? Visite uma de nossas lojas e saiba tudo que nossos planejados podem fazer por você!