Estilo Bauhaus na decoração: cores, texturas e formatos
27 MAR 2019
• Inspiração
Um local de aprendizado, onde arte e arquitetura se uniram para a criação de edifícios e objetos focados na funcionalidade. A escola Bauhaus foi criada em 1919 em Weimar, Alemanha, por Walter Gropius. Em 1925, a escola ganhou uma sede construída no conceito da escola, dessa vez na cidade de Dessau. Formas retas, funcionais e o uso de materiais como o metal marcam o estilo Bauhaus, que completa 100 anos em 2019. Mas como adaptá-lo ao décor contemporâneo? A boa notícia é que embora centenário, o conceito proposto pela Bauhaus continua mais atual do que nunca. A seguir, destacamos alguns elementos que marcam presença no décor atual.
Simplicidade
De acordo com a escola Bauhaus, o design devia ser primordialmente simples e neutro, sempre focado na funcionalidade. Entram em cena mesas com estrutura de metal e formas retas ou geométricas.
A mesa lateral Eixo reflete a leveza do design proposto pela escola Bauhaus.
Forma que segue a função
Um acesso mais democrático à arquitetura e design de qualidade também era o foco da Bauhaus. Por isso a valorização da produção em massa e de materiais e um design que permitisse atingir esse objetivo.
Essa teoria é baseada no conceito de tradução, que é a capacidade de assimilar situações e experiências e transformá-las em formas. As cores também seguem a lógica, principalmente entre as oposições: claro/escuro, quente/frio, ativo/passivo.
Mais do que um estilo, a escola Bauhaus difundiu um comportamento que valoriza não só a funcionalidade dos objetos, mas das atitudes de comportamento. Não à toa, o estilo continua atual mesmo 100 anos depois.