De LED, LCD ou Plasma, com tela grande, média ou pequena. Quando falamos em TVs, o que não falta são opções. Com modelos e tamanhos tão diversificados no mercado, saber qual televisão é ideal para determinado ambiente se torna imprescindível para não comprometer a decoração. Mais que isso, para não interferir no conforto. Observar o tamanho e a altura correta de instalação do aparelho é essencial para evitar dores de cabeça – e torcicolos.
Quanto ao lugar, não há problemas. De acordo com a arquiteta Renata Basques, não há ambiente inapropriado para o uso da televisão. Seu funcionamento pode ser excelente até mesmo em cima de uma lareira ou dentro de um banheiro, já que existem no mercado modelos próprios para áreas úmidas. Mas na hora da instalação, alguns cuidados são necessários: “Além de pensar apenas em quantas pessoas irão assistir a TV, antes de sua instalação é necessário avaliar a distância entre o aparelho e o sofá, e também o conforto térmico e acústico, muitas vezes proporcionado por cortinas e tapetes”, explica.
Quando o assunto é conforto, a profissional adverte que TVs com tamanhos e medidas exageradas para determinado local ou, ainda, instaladas na altura errada podem causar dores nas costas, no pescoço e outros problemas.
Ambientação
Um dos quesitos que mais pesam na ambientação é a questão do espaço e da distância que deve haver entre o aparelho e quem assiste. “No living room, por exemplo, a TV deve ser posicionada a pelo menos 1,90m do sofá”, diz Renata Basques, “porém, essa distância deve ser avaliada, proporcionalmente, de acordo com as polegadas do aparelho”. Esse mesmo fator também deve ser considerado para quartos, cozinhas e outros ambientes.
Living room: tamanho de televisão X distância
Lugares com pé-direito duplo merecem cuidado redobrado. “Normalmente, esses ambientes possuem pouco aconchego e precisamos instalar cortinas e tapetes para que o espaço não fique com a sensação de lugar frio”. A sugestão para esses espaços é que a TV seja colocada junto com painéis ou estantes de madeira.
Em quartos, a instalação do aparelho deve levar em consideração a altura. A profissional explica que para obter a altura correta o melhor método é colocar a TV em um apoio hipotético, deitar na cama e, pela experiência própria, encontrar o melhor posicionamento. Para que ninguém fique em desvantagem no quarto do casal, a televisão deve ficar no eixo central da cama.
E quando falta espaço?
Em cômodos mais estreitos é indicado o uso de aparelhos que tenham entre 26 e 32 polegadas, com instalação em locais de maior profundidade. Para melhorar a circulação em ambientes com pouco espaço, o indicado é usar suportes de parede.