Quem já foi à França e entrou numa pâtisserie, sabe como é. As vitrines lotadas (acompanhando as filas nas portas) de maravilhosos doces de cores, texturas e sabores diversos. São de deixar qualquer amante de açúcar louco. Macarrons, eclairs, gateaux, mousses… tudo é incrível.
Além de saborosos, os produtos da confeitaria francesa são obras de arte. Separamos os essenciais: não deixe de comê-los.
Éclairs au chocolat Conhecida no Brasil como bomba de chocolate, dizem que, no mundo, ninguém faz melhor que o parisiense Monsieur Genin.
Macarons
Os biscoitos de merengue com farinha de amêndoa na verdade são uma invenção italiana, mas viraram regra nas confeitarias francesas. A Ladurée, do chef Pierre Desfontaines, foi a primeira a unir dois biscoitos com um ganache de chocolate.
Tarte Tatin
Dizem que foram inventadas pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin para os hóspedes de um hotel gerido por elas, a 100 milhas de Paris. Virou um clássico. Consiste numa torta coberta por frutas caramelizadas em manteiga e açúcar.
Clafoutis
A cremosa torta de frutas é uma especialidade francesa um pouco mais caseira. É feita originalmente com cerejas, mas nada impede que sejam usadas peras, maçãs ou mirtilos.
Mousse
Simples e sofisticado. É aerado e intenso, resultado da emulsão cuidadosa de ovos, natas, chocolate ou frutas. Talvez seja o doce francês mais difundido pelo mundo.
Encontramos no Paris Patisseries e na Saveur (onde há receitas de alguns dos doces). Aproveite!