Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada à sala, ela cresce e aparece, se tornando local de conversas e muitas confraternizações. Quem se senta à bancada para bater um papo com os amigos mal sabe que, para atingir tamanho papel social, a cozinha teve que passar por muitos testes e receber também muita tecnologia. E um desses avanços diz respeito ao uso de pedras para as bancadas da cozinha. A sócia gerente da Marmoraria JK, Marília Mourão de Oliveira, parceira Lider em pedras para a cozinha, listou para nós as melhores pedras quando o assunto é cozinha. Vem ver!
1. Granito
“Para a cozinha, a pedra mais indicada é o granito, devido a sua alta resistência em riscos e arranhões, pela sua massa compacta e resistente e pela facilidade de recuperar quando necessário”, explica Marília. Ela ainda ressalta o seu uso em pisos e bancadas de pia, locais que são mais suscetíveis a um maior desgaste pelo uso.
2. Mármore
Aconselhado para locais que não demandam tanta limpeza, como bancadas de apoio, balcões, mesas e prateleiras, o mármore chama atenção pelo seu requinte e sua textura macia. “Mas isso não quer dizer que é regra geral, pois já fizemos cozinhas em mármores, que é uma pedra mais macia, e mesmo depois de muito tempo elas continuam em perfeito estado de conservação e beleza”, ressalta Marília.
3. Quartzito
A pedra composta em sua maioria por Quartzo, é firme e de alta durabilidade. Por sua alta resistência, também é muito usada em cozinhas. Com veios marcantes, pode receber diversos acabamentos em sua superfície, como polido, levigado, escovado, flameado ou mesmo bruto.
Firme e de alta durabilidade, o quartzito também pode ser usado na cozinha.
4. Ônix
A pedra é uma espécie de mármore em camadas de policromias, e possui também veios aparentes. Por sua exuberância e naturalidade, é muito usada para os que fazem questão de uma cozinha elegante e funcional.
A ônix também se destaca pela sua alta resistência.
5. Pedras sintéticas
Entre as pedras sintéticas, se destaca o Silestone, material de alta tecnologia criado pela Cosentino. Por ser industrializada, possui uma vasta opção de cores e estampas e uma resistência que a torna aqueridinha atual para os acabamentos da cozinha.
Em nosso showroom de Planejados da Lider Rio, revestimentos como o Silestone estão presentes nas bancadas da cozinha.
Cuidados com as pedras mais utilizadas em cozinhas:
É hora de aprender como conservar as pedras da sua cozinha. “Lembrando que os cuidados necessários são basicamente os mesmos para mármores, granitos, ônix e sintéticos”, observa Marília.
Usar detergente neutro para limpeza e não deixar resíduos;
Não usar materiais cortantes diretamente sobre a pedra;
Nunca usar materiais de limpeza pesada ou abrasivos para limpar;
Caso derrame algum líquido que tenha corantes mais fortes como café, vinho, Coca-Cola, limpar o mais rápido possível;
“As pedras naturais são minerais e esses possuem poros e pequenas fissuras que absorvem líquidos. Por isso, sempre que derramar alguma coisa e não enxugar rápido, ela vai manchar”, avisa Marília. Isso porque o líquido vai aprofundar na pedra e, dependendo do quer for a mancha, não sairá mais, como por exemplo os óleos em geral;
O suco de limão também danifica a pedra, tirando o brilho;
Removedores também são altamente prejudiciais à pedra;
Deve-se evitar colocar recipientes muito quentes ou gelados diretamente sobre a pedra para não haver risco de manchar;
Existem muitos produtos impermeabilizantes que ajudam na prevenção de manchas, criando uma película protetora que impossibilita a penetração de líquidos nas pedras naturais. A aplicação é fácil e proporciona maior durabilidade da beleza do material;
Sempre que for possível aplicar cera em pasta própria para granitos e mármores para recuperar o brilho e hidratar a pedra.
Agora que você já sabe quais são as pedras mais utilizadas em cozinhas, vem escolher a sua em uma de nossas lojas!