Quem nunca se deliciou com um cheiro de café fresquinho ou com o aroma da Damas da Noite no jardim? Cheiros provocam sensações, suscitam lembranças, acalmam ou animam. Não à toa, a aromaterapia, terapia holística que visa conferir bem-estar físico e mental por meio dos aromas, é cada vez mais motivo de interesse. Afinal, quem não quer dar um chega para lá na ansiedade, ter mais disposição e mais concentração nas atividades do dia a dia? O funcionamento é simples: ao inalar determinado aroma, nossos canais olfativos mandam uma mensagem para o sistema límbico, parte do sistema nervoso responsável pelas emoções. O cérebro reage e modifica o estado de humor da pessoa. Dependendo do cheiro, é possível provocar diferentes sensações.
Que sensações o cheiro de um café coado te suscita?
Óleos essenciais
Os óleos utilizados são os essenciais, produzidos a partir de plantas medicinais que possuem efeitos terapêuticos, comprovados cientificamente. Alguns dos mais usados são:
1 – Lavanda
Auxilia a ter um sono mais repousante, já que é analgésico e calmante. Também combate alergias, já que possui propriedades anti-histamínicas e ajuda também na cicatrização da pele.
2 – Hortelã Pimenta
Tem o mentol em sua composição, se tornando um ótimo analgésico, ajudando no combate às dores, tanto musculares quanto de cabeça. Tem capacidade anti-inflamatória, aliviando os sintomas de doenças respiratórias como asma, bronquite, sinusite e tosse. Também é um ótimo estimulante.
3 – Melaleuca
É um antisséptico e antibacteriano poderoso, antifúngico e antiparasitário. Também é um excelente repelente de insetos. Por isso é muito usado no tratamento da caspa e da micose.
4 – Limão
Combate a falta de concentração, o estresse e a ansiedade. É um ótimo óleo para quem está buscando mais energia no dia a dia.
5 – Alecrim
Ajuda a combater a falta de memória, o cansaço mental, as dores de cabeça e as dores musculares.
6 – Bergamota
Quem sobre de depressão tem na bergamota uma ótima aliada. Ela combate o estresse, a ansiedade e também ajuda na digestão.
7 – Eucalipto
Ótimo para acabar com os problemas respiratórios, as dores de cabeça e a tensão muscular.
8 – Sândalo
Auxilia no combate da diminuição da libido, da tensão muscular e do estresse.
9 – Camomila
Quem está em busca de calma pode utilizar a camomila. Ela também é conhecida por combater problemas urinários.
10 – Canela
Se você tem dificuldade de relaxar irritabilidade e falta de concentração, experimente utilizar o óleo essencial de canela.
Como utilizar
Há diversas formas de utilizar os óleos essenciais e assim colher seus benefícios:
1 – Inalação
Você pode inalar diretamente do frasco ou pingar algumas gotinhas na palma da mão, friccioná-las e depois cheirá-las. Este processo é tido como o mais eficaz na aromaterapia.
2 – Aromatizador
Se você quer trabalhar algum ambiente da casa, utilize um aromatizador. Neste caso, pingue duas ou três gotas do óleo escolhido no interior do aparelho com água, que liberará o aroma por todo o cômodo através de uma nuvem de fumaça.
3 – Evaporização
Pode ser utilizada na limpeza da casa. Pingue algumas gotas em um pano limpo e vá limpando os ambientes que deseja. O óleo irá evaporar e liberar o seu aroma.
4 – Sprays
Espaços comerciais utilizam muito desta técnica. Basta adicionar algumas gotas do óleo essencial na água e borrifá-la onde deseja.
5 – Banho
Você pode adicionar algumas gotas na banheira cheia de água ou em um cantinho do chuveiro. O vapor liberará o cheiro e seus efeitos poderão ser sentidos.
Quais as melhores essências para a casa?
Cada ambiente pede um determinado tipo de energia. Confira os aromas mais indicados para cada cômodo da casa.
Quarto
Óleos essenciais que estimulem a calma e combatem o estresse são os mais indicados. Lavanda, camomila e sândalo são os indicados.