Entenda a classificação PEI de resistência das superfícies
14 JAN 2021
• Da ideia ao projeto
Ao escolher acabamentos para a sua casa, você com certeza se deparou com a PEI (Porcelain Enamel Institute). A sigla representa o nome do instituto que regulamenta as normas para a classificação da resistência à abrasão superficial para revestimentos cerâmicos esmaltados. Ela indica a resistência da superfície, ou seja, a quantidade de tráfego que ela pode receber para que tenha boa performance e durabilidade.
Um piso de porcelanato, por exemplo, terá uma durabilidade de acordo com o seu uso. Caso o local onde será instalado possua tráfego intenso de pessoas ou mesmo equipamentos pesados, é interessante estudar o PEI para ver se ele é uma boa escolha para o ambiente. Espaços comerciais, por exemplo, precisam de um piso mais resistente do que uma residência. A resistência é dividida em cinco níveis, conforme tabela abaixo:
É importante lembrar que esta resistência se refere a abrasão da superfície, ou seja, a degradação do esmalte de cerâmica ao longo do tempo, por meio de riscos e arranhões.
É sempre importante respeitar o PEI do espaço. Um local com PEI 4, por exemplo, pode receber piso com PEI 4 ou 5. Mas, caso receba um piso de PEI 3, pode sofrer com mais arranhões, riscos e ficar desgastado e sem brilho mais rápido. Portanto, respeite as especificações do seu projeto.
Já instalou o novo piso em casa? Agora é hora de escolher novos móveis em uma de nossas lojas!