Minha paleta de cores: como sincronizar os tons dos móveis de cada ambiente
17 NOV 2020
• Dica de decoração
Quando se fala em decoração, um dos grandes desafios é conciliar a paleta de cores de um projeto. Talvez por causa disso, a maioria das pessoas opte por ambientes de cores neutras. Mas até estas cores precisam ser combinadas com bom senso. Outro ponto que também causa bastante dúvida diz respeito ao tom da madeira que mais se adapta às cores escolhidas para determinado ambiente. Uma boa dica é usar o círculo cromático ao escolher as cores da sua casa. Já explicamos seu uso aqui. Agora, selecionamos alguns ambientes que chamam atenção pela sua combinação de cores para te inspirar. Confira a seguir.
Madeira + corda náutica + verde
Combinação em alta na decoração, já que remete às formas orgânicas e à natureza, a madeira e a cor verde formam a dupla poderosa deste living de Jean de Just para a Decora Lider Rio 2019. Para suavizar o ambiente, foram escolhidos diversos tons de verde, alguns mais claros, como o das paredes, outros mais escuros, como o verde presente na corda náutica da chaise e da poltrona Cidreira. Já a madeira das mesas Pallina e Mix se encarregam de conferir o acolhimento necessário para os momentos de relaxamento e os encontros em família.
Madeira clara + salmão
A combinação é sinônimo de elegância e harmonia. Além disso, é bastante prática, já que “esconde” as pequenas sujeiras do dia a dia. Nesta varanda gourmet de Carla Napolião para a Decora Lider Rio 2019, ela se junta ao nude para formar um espaço casual e despojado. Os acabamentos em laca são valorizados pela madeira das banquetas Marina, enquanto a bancada em pedra garante o mix & match do espaço.
Madeira + Azul + vermelho + dourado
Múltiplas cores formam um ambiente sóbrio e sofisticado neste projeto de Luciana Lins e Vitor Dias. A cozinha integrada com a sala ganhou armários azuis, cor que foi sabiamente aplicada nas cadeiras Ditta da sala de jantar. Na parede, um relógio na cor vermelha quebra a rigidez do espaço, enquanto o dourado presente nas luminárias e em um armário embutido se encarrega de fazer a transição para a sala de estar.
Nude + cinza +madeira
O cimento queimado deste piso, que remete ao estilo industrial, ganha casualidade graças ao azul e nude das cadeiras Apuí. Neste espaço gourmet de Carolina Lage, o clima casual fica por conta do mix de materiais e cores. A madeira, como sempre, é a protagonista e serve também como vetor de realce para o azul do estofado das cadeiras.
Marrom + preto + cinza
Esta é outra paleta de cores de sucesso quando se fala em sofisticação. O tom caramelo do sofá ganha a companhia da mesa de centro de mármore preto com pequenos veios brancos. Nas paredes, mais uma vez a escolha é pelo cimento queimado.
Madeira + nude
E a combinação de tons neutros? Misturar texturas de diversos tons da mesma cor e suas complementares pode ser uma opção. Nesta sala de Luciana Bittencourt o sofá em off White é emoldurado por obra de arte em tons pastel. Almofadas em tons terrosos se encarregam de “esquentar” a cartela de cores.
Pronto para exercer a pluralidade de cores no seu décor? Visite uma de nossas lojas e conheça a nossa variedade de opções!