Portfólio para decoradores: como organizar e mostrar seu trabalho
31 MAIO 2020
• Dicas
Em tempos em que imagens reinam nos smartphones e nenhuma atitude é tomada sem uma consulta ao Google ou Instagram, ter um portfólio virtual para mostrar o seu trabalho é indispensável quando se fala na profissão de design de interiores. Mas ao contrário do que atesta o ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”, não só de belas fotos vive um bom portfólio.
Saber selecionar os projetos mostrados, assim como apresentá-los de forma objetiva e agradável por meio de textos bem escritos são outras características que devem ser levadas em consideração na hora de criar um bom portfólio. Para te ajudar nessa organização, selecionamos cinco dicas indispensáveis para você que busca uma cartela cheia de clientes!
Confira a seguir.
1 – Pesquise e selecione os portfólios que achar mais interessante
Vale entrar no Instagram e site de designers nacionais e internacionais que você admira e que combinam com o seu estilo. O intuito não é copiá-los, mas conhecer as tendências do mercado mais a fundo. Observe como eles organizam e que tipos de projetos apresentam em seus perfis nas redes sociais e sites. Tudo isso irá te ajudar a criar a sua própria narrativa de apresentação.
2 – Defina a plataforma onde publicará o seu portfólio
Você criará um site para os seus trabalhos ou prefere focar somente no Instagram? É interessante investir nas duas plataformas. O site servirá como base para buscas no Google relativas aos seus nomes e seus projetos. Quanto ao Instagram, ele pode se transformar em um portfólio mais dinâmico, em que você compartilha as atividades do seu dia a dia e os projetos que estão em andamento. Outras redes como Pinterest, Youtube e Facebook podem ser utilizadas se você se comprometer a mantê-las sempre atualizadas. Caso não disponha de tempo, vale focar no site e no Instagram, plataformas mais usadas pelo mercado de decoração.
3 – Selecione os projetos
Para o site, o interessante é fazer a divisão de projetos por categorias como Residencial, Comercial, Corporativo. Em cada uma delas, selecione ao menos três projetos que representem bem o seu trabalho de design de interiores. No Instagram, é interessante criar um cronograma de postagens. Plataformas como Postgrain e Etus ajudam você a programar os posts da semana e permitem um melhor planejamento do que será apresentado. Nesta rede, vale investir nos projetos que também estão em andamentos. Publique visita a fornecedores, monte moodboards interessantes e transmita todo o seu conhecimento para seus seguidores.
4 – Invista em textos objetivos e bem escritos
Cada projeto apresentado no site deve ter um título e uma apresentação concisa, que descreva o seu conceito e as soluções apresentadas para os ambientes em questão. No caso do Instagram, as legendas podem ser mais informais, já que a própria rede social permite isso. Em ambos os casos, é interessante focar em um bom conteúdo, que possa esclarecer dúvidas e te ajudar a captar novos clientes.
5 – Mantenha seu portfólio atualizado
Publicar novos projetos é essencial para manter seu portfólio atualizado. Estabeleça uma periodicidade de atualização, principalmente para o site: anualmente ou semestralmente, tudo irá depender dos projetos que você tem disponíveis.
Agora que você já está com seu portfólio atualizado, é hora de visitar uma de nossas lojas e começar já a especificar com a gente!