Reforma – 5 passos essenciais para acertar na obra

24 JUL 2021
• Da ideia ao projeto

Durante a pandemia, nossa casa assumiu um novo significado. Vivemos ela de forma tão diferente e única que não há quem não tenha pensado em fazer uma reforma em determinado cômodo, ou mesmo na casa inteira. Segundo pesquisa da Creditas, plataforma de crédito, o número de financiamentos para este fim cresceu exponencialmente. Apenas entre janeiro e fevereiro de 2021, houve um aumento de 125%. Vivendo mais a sua casa, não há quem não deseje alterar alguma coisa na decoração e tenha iniciado ou esteja pensando em fazer uma reforma. Mas quais são os passos essenciais para não ter problema durante a obra?

 

1. Contrate um arquiteto ou designer de interiores

Estes profissionais são essenciais para o sucesso da reforma. São eles que poderão traduzir qual a sua verdadeira necessidade, baseado nas suas atividades do dia a dia e nos seus desejos para a casa. Lembrando que se for necessário quebrar paredes, o arquiteto é o profissional indicado. Caso sua reforma seja apenas do ponto de vista decorativo, um designer de interiores é a melhor opção.

 

2. Pesquise imagens, leia sobre as tendências, resgate sonhos

Antes de encontrar com seu arquiteto e/ou designer de interiores, é interessante pesquisar estilos de decoração que te agradam, móveis que acha confortáveis, o que sempre quis ter em casa, mas nunca deu importância. Reunindo todas essas informações, você estará mais apto a dividir com o profissional que realizará seu projeto todos os seus desejos com a casa reformada.

 

3. Monte um orçamento

Antes de separar o orçamento que tem disponível para a reforma, é interessante pesquisar preços de acabamentos, de móveis e de mão de obra. Faça uma planilha de custos. Ela será um ótimo termômetro do que pode ser feito para o projeto.

 

4. Planeje a sua reforma

Será necessário se deslocar para outra moradia enquanto a obra acontece? Qual o tempo disponível para a total execução da obra? Com base na sua planilha de custos, crie uma planilha mais completa com as informações abaixo:

  • Data de início da reforma
  • Duração da obra
  • Prazo máximo de execução
  • As etapas da reforma, como trocar piso, pintar paredes, colocar móveis.
  • Custo estimado de material
  • Valor estimado de mão-de-obra
  • Custo total da reforma

 

5. Tenha paciência!

Toda reforma exige um jogo de cintura, pois há muitos percalços durante o caminho. Portanto, tenha paciência e foque no resultado final!

 

Pronto para reformar a casa? Não deixe de nos fazer uma visita na hora de escolher os móveis!

como usar painéis na decoração

Confira as novidades do nosso Editorial