Urban jungle: o que é e como encaixar na decoração
03 JUN 2021
• Dica de decoração
Uma casa cheia de verde, com elementos que remetem à natureza. O urban jungle (“floresta urbana”), tendência que surgiu com a necessidade de trazer a natureza para mais perto nas grandes cidades, ganhou ainda mais força com a pandemia. Houve até o crescimento de comunidades de apaixonados por plantas que pregam o amor pelo urban jungle. No instagram, o perfil @urbanjungleblog, por exemplo, tem mais de um milhão de seguidores, que compartilham suas casas onde os mais diversos tipos de plantas são os protagonistas.
Os urban jungle lovers são apaixonados por tudo que envolve o tema, e vão muito além de conhecimentos específicos. Também adoram cachepots, vasos, estantes e tudo o mais que auxilie a decorar a casa com suas plantas. Também não abrem mão do bem-estar gerado pela proximidade com a natureza. O acolhimento é outro ponto destacado pela tendência. Mas cuidado, se você não tiver afinidade e disponibilidade para cuidar das plantas, é melhor aderir ao urban jungle com parcimônia. A seguir, separamos algumas dicas para te guiar na empreitada.
1. Escolha plantas que se adaptem ao seu ambiente
Se sua ideia é fazer uma urban jungle na sala, mas nela não há muita incidência de luz, é interessante escolher espécies que não necessitem de muita luminosidade para se desenvolver. O mesmo vale para o oposto: plantas que não aceitam muita luz não devem ser escolhidas para ambientes como a varanda, por exemplo.
Leve em conta a luminosidade do espaço ao escolher suas plantas.
2. Pense nas proporções
Se sua sala é pequena, não escolha plantas muito grandes. O interessante é salpicar o ambiente com espécies pequenas. Caso tenha um espaço mais amplo, aposte nas maiores.
Ambientes amplos recebem bem plantas maiores.
3. Invista em plantas de sombra
Como o objetivo do urban jungle é trazer a natureza para dentro, é interessante dar preferência para espécies de sombra. Samambaias, cactos, espada de São Jorge, Jiboia, Costela de Adão e árvore da Felicidade são alguns bons exemplos.
Samambaia é um bom exemplo de planta que não necessita de muita luz.
4. Opte por vasos e cachepots que conversem com a sua decoração
Outra felicidade dos urban jungle lovers é escolher vasos e cachepots para suas plantas. Há diversos modelos, com materiais como cerâmica, palha e madeira, por exemplo.
A combinação do vaso com o suporte de bambu deixa tudo mais charmoso nesta sala.
5. Use plantas suspensas no décor
No caso de espécies como Samambaia e Jiboia, é interessante posicioná-las sobre uma estante, para que suas folhas caiam, conferindo um efeito todo charmoso na decoração.
Plantas suspensas em suportes ou estantes fazem toda a diferença.
6. Aposte na variedade de espécies
O intuito do urban jungle é reproduzir uma floresta tropical em casa, por isso, variedade de plantas é fundamental. Misture sem medo, levando sempre em conta as folhagens e suas cores.
Uma urban jungle deve ter vários tipos de espécies em um só espaço.
7. Use móveis e tecidos naturais
Trazer o urban jungle para o design de móveis, escolhendo formas mais orgânicas, materiais naturais e cores que remetam a natureza, como terrosos e o tradicional verde são uma ótima ideia.
Móveis com materiais naturais deixam o urban jungle ainda mais interessante.
Urban Jungle com o nosso design feito para viver
Na CASACOR Rio 2021, Jean de Just usou do conceito de urban jungle em seu ambiente, investindo em um projeto paisagístico que conversa plenamente com a arquitetura de interiores.
Um jardim vertical adorna uma das paredes do espaço. O sofá Ária, em tom verde, deixa tudo mais natural. A mesa de centro Edge em madeira e a poltrona Lina em tecido cru completam a cena.
O carrinho Bia de Marina Dubal foi emoldurado por diferentes plantas.
As pastilhas formam uma palmeira na parede do ambiente, fazendo um ótimo contraponto com a nossa poltrona Abrachi (desenhada pela Lattoog) e o buffet Aero.
Mesa Board Lattoog e cadeiras Cuna da Em Dois Design foram posicionadas sob um pendente de penas.