A energia solar está em franca expansão no Brasil. Se você tiver a oportunidade de observar o telhado de casas e a cobertura de prédios, verá algumas placas espelhadas anexadas em sua superfície. As placas fotovoltaicas são as responsáveis por captar a luz solar e transformá-la em energia. O resultado são contas de luz mais baratas e um meio-ambiente mais sustentável.
No Brasil, entre 2019 e 2021, o uso dessa fonte de energia cresceu 59%, segundo dados da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Entre os Estados que mais utilizam a tecnologia, destaca-se Minas Gerais, em primeiro lugar, seguida por Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Goiás. Ainda segundo a ABSOL, o uso da energia solar no Brasil já evitou a emissão de mais 1, 1 milhão de toneladas CO2 , gerou 224 mil empregos e R$11,3 bilhões em tributos.
Mas que fatores devem ser levados em conta na hora de instalar as placas fotovoltaicas para o uso da energia solar em casas e edifícios?
1 – Posicionamento
As placas devem estar sempre viradas para o Norte, pois ele otimiza a captação da luz solar, já que o sol nasce no Leste, inclinado ao Norte e se pondo no Oeste. É importante lembrar que o local e instalação não se restringe ao telhados. Fachadas de prédios já podem ser revestidas com placas fotovoltaicas.
2 – Custos de instalação
Um dos grandes entraves da expansão da energia solar no Brasil é o custo de instalação. Para otimizá-lo, é imprescindível calcular a área exata onde serão instaladas as placas fotovoltaicas. Local e nível de consumo são informações essenciais para que este dimensionamento seja feito corretamente.
3 – Equipamento anexo
As placas fotovoltaicas são acompanhadas de um inversor solar e caixas de proteção. Também não se esqueça dos eletrodutos, que ligam as placas fotovoltaicas ao inversor solar.
4 – Conceitos de sustentabilidade
Favorecer a luz natural no projeto e pensar na ventilação cruzada são iniciativas básicas que compõem uma arquitetura sustentável. Portanto, não abra mão deles ao realizar seu projeto. A energia solar não deve se sobrepor a estes conceitos.
Pronto para aderir ao sistema? Clique aquie conheça as iniciativas sustentáveis que aplicamos em nossa fábrica!