Wendell Castle, pai do movimento da arte mobiliária
09 JUN 2020
• Inspiração
Pai do Movimento da Arte Mobiliária, o norte-americano Wendell Castle é famoso por seus móveis que cruzam a fronteira entre o design e a arte. Com peças que remetem ao movimento Surrealista, Castle é conhecido pelo uso das formas curvas e da madeira como matéria-prima. Para alcançar essas formas, o artista e designer usou a técnica de laminação empilhada – que consiste em empilhar lâminas de madeira- algo nem um pouco tradicional para a época, as décadas de 1950 e 1960.
Nascido no Kansas em 1932, Wendel Castle era disléxico e mesmo sem muitos tratamentos para a doença disponíveis na época, conseguiu se formar em Desenho Industrial e Escultura. A mistura dessas duas áreas pode ser sentida em todas as suas criações.
Com móveis presentes em acervos de museus renomados, como MoMA, Met e Victoria & Albert Museum, Wendel Castle faleceu em janeiro de 2018, como consequência de uma leucemia. Hoje, seu estúdio em Scottsville, em Nova York, reúne seu acervo, além de livros e protótipos sobre seu trabalho. A seguir, você confere algumas de suas criações.
Poltrona Molar – 1969
Parte do acervo de arte moderna do MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York, a poltrona Molar data de 1969. Uma das peças ícones do designer, ela é feita com fibra de vidro e disputada a tapa por colecionadores, já que apenas 100 peças originais foram produzidas no ano de sua criação.
Cadeira com mesa – 1958-1959
Uma das primeiras peças de Castle, a cadeira com mesa tinha o intuito de conferir um design inusitado aos famosos móveis “dois em um”. Com formas que rementem a esculturas artísticas, ela foi um dos experimentos de Castle no quesito design e escultura.
Ambiente para contemplação – 1969-1970
Para esta peça, Wendell Castle se inspirou no design de automóveis e na decoração das casas da década de 1960 para criar um espaço de contemplação e meditação, fugindo assim do estresse do dia a dia.
Cadeira Concreto – 2010
Uma das criações mais recentes de Wendell Castle, a cadeira Concreto usou o material homônimo como matéria-prima, fazendo o designer e artista se aventurar por outros materiais.
Estúdio Wendel Castle
Em matéria da revista Architectural Digest sobre seu estúdio em Scottsville, destaque para as cadeiras Widow, que ocupam o centro do espaço. À esquerda, relógio escultura também do designer, acompanhado de luminárias de chão de sua autoria.