Desenvolver um projeto que valorize o lazer e o conforto familiar sem deixar que as mudanças interfiram na identidade da arquitetura da casa. Esse foi um dos desafios da arquiteta Isabella Magalhães ao realizar o projeto de decoração para uma residência em Ibirité, interior de Minas Gerais. Com aproximadamente 1.000 m², a casa pertence a um jovem casal que, juntamente com seus três filhos pequenos, adoram conviver em família e receber convidados. Por isso, uma das solicitações dos proprietários foi a criação de espaços generosos para recepcionar amigos e familiares, além de uma decoração que proporcionasse à família a sensação de saída da turbulência da cidade para a tranquilidade do campo.
Dentro do projeto foram elaborados diversos ambientes: a suíte do casal, a suíte do filho, a suíte da filha, o quarto do bebê, o hall de entrada, o corredor de circulação, a sala de jantar, a sala de estar, o espaço living, o home theater, a área gourmet e o lavabo.
Como era exigência do cliente manter uma decoração clara e suave, todo o projeto foi elaborado com cores neutras e discretas, como o branco e o bege, que formam a base dos ambientes. O toque de personalidade e de identificação dos espaços foi inserido nos tons dos elementos: poltronas, almofadas, colchas e demais artigos de decoração. No mobiliário, especialmente nos de cores claras, como a mesa da sala de jantar, muito brilho com a aplicação do acabamento em laca.
O estilo do projeto é marcado por ambientes modernos, mas atemporais, ou seja, mobiliário neutro, que pode ter uso prolongado sem necessidade de troca, e liberdade na aplicação de adornos e tecidos diferentes para eventualmente mudar os cenários. Com pé-direito duplo, a suntuosa sala de estar apresenta uma das soluções mais interessantes do projeto, pois integra nos móveis escolhidos atributos de cores, atualidade e minimalismo.
Em meio a cores neutras, nas paredes e no sofá, o home theater recebeu a cor preta como destaque, evidenciando detalhes importantes, como o painel que percorre grande parte da parede. As almofadas, que mesclam tons de vinho, beges e azuis, complementam a conjugação de cores do ambiente e, juntamente com o tapete e com a iluminação especial, colaboram para tornar o clima ainda mais aconchegante no espaço.
A suíte do filho mais velho foi projetada dentro do conceito da modernidade, em que as multiplicidades dos espaços é um fator desejável. Por isso, além de locais para estudos e repouso, também foi elaborado um ambiente destinado ao lazer e aos video games. A escolha dos móveis segue uma conjugação de cores que mistura branco, bege e azul, favorecendo um espaço masculino com requinte e funcionalidade.
A suíte da filha foi projetada conforme o desejo da dona do quarto, que queria um ambiente bem feminino e lúdico. Essa última característica foi inserida por meio da iluminação especial nas prateleiras e da borboleta de cristal. Já o toque de feminilidade aparece nos tecidos florais das almofadas, nos tons de rosa seco das poltronas e da manta sobre a cama, além da penteadeira e dos adornos que completam o espaço.
A escolha dos móveis de toda a residência foi pensada para, além de agregar modernidade e sofisticação, priorizar a circulação e a funcionalidade dos espaços. Na suíte do casal, assim como nos demais quartos, foram aplicados luxuosos papeis de parede, que trazem charme e requinte. A iluminação especial, com focos de luz direcionados ao espelho e ao painel Paranaguá estofado na cabeceira da cama, complementam a decoração e colaboram para criar uma atmosfera ainda maior de conforto e aconchego.