Tecnologia e design: construção 3D recebe móveis Lider

03 JUN 2024
• Sustentabilidade

Quando se fala em tecnologia e futuro na construção civil, todos os caminhos levam à impressão 3D. Esta é uma ferramenta mais sustentável, já que possibilita a impressão de edifícios com menor emissão de gás carbônico e outros poluentes. 

Atenta à nova tecnologia, a construtora mineira Katz se uniu à empresa de tecnologia espanhola IT3D para formar a joint-venture Cosmos 3D. Juntas, produziram uma casa com a técnica. A construção, que tem quarto, banheiro, cozinha, sala e espaço externo coberto, precisava de móveis leves e cheios de brasilidade, que garantissem ainda mais personalidade ao projeto. A Lider foi a escolhida e entrou em cena com peças como o sofá Boomerang do Jahara Studio e a cadeira Siri de Giácomo Tomazzi, entre outras peças.

A casa, transportável, já fez sua primeira viagem: saiu de Nova Lima (MG) direto para São Paulo, onde participará de seu primeiro evento da área. “Nós escolhemos a Lider devido à qualidade da empresa, que além de muitos anos de mercado, se destaca também pelo design diferenciado de todos os móveis que escolhemos para a casa da Cosmos. A gente acredita que a mobília se relaciona com o projeto inovador da Cosmos e precisamos explorar todos os potenciais do nosso produto e obviamente os produtos da Lider, com as qualidades já mencionadas, fazendo com que essa parceria mostre o melhor das duas empresas nesse e em outros eventos que vamos participar, afirma o proprietário da Katz Construtora, Daniel Katz.

 

Método de transporte da construção de tecnologia 3D

A casa 3D é transportada em sua totalidade, podendo ser remontada em qualquer local.

 

Como funciona a tecnologia 3D

ChatGPT

A tecnologia in-house da empresa permite que a impressora 3D construa toda a casa internamente. O software, desenvolvido para a impressora Cosmos X-I, trabalha com uma estação integrada de mistura e bombeamento. Este modelo deposita o material em camadas, formando a edificação. Daniel, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, destaca a missão de prover tecnologia para construtoras e incorporadoras, visando soluções para os desafios habitacionais.

 

Detalhe das paredes impressas em microconcreto aditivado de alta resistência

No detalhe: camadas de microconcreto aditivado de alta resistência formam as paredes da casa.

 

Sustentabilidade

A impressão 3D tem atraído investidores e empresas da construção civil que buscam processos mais sustentáveis. Atualmente, o setor é responsável por cerca de 40% das emissões de gás carbônico e apresenta um índice de desperdícios de materiais de aproximadamente 30%. Além disso, enfrenta o desafio do alto consumo de energia, combustível, cimento e água.. “Nosso modelo gera quase zero resíduo em comparação ao sistema convencional, que tem perda de 25% a 30% dos materiais usados. A cada três casas construídas pelo método tradicional, uma é desperdiçada”, afirma Katz em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.

O método também é rápido – para a construção da casa de 57m², foram necessários apenas oito dias – e com ótimo custo-benefício: o valor da construção de uma residência gira em torno de R$120 mil, tornando-se assim uma ótima solução para a moradia popular no Brasil. “O prazo de entrega, a precisão e a durabilidade das construções podem solucionar a questão habitacional no Brasil. Com a tecnologia, podemos fazer centenas de casas, habitações populares em prazo exíguo e com custo menor. Oferecemos redução de tempo, liberdade geométrica e qualidade superior”, completa Katz.

 

Conheça a casa Cosmos 3D

A Expo Construção Offsite, maior feira de construção offsite da América Latina, apresentará o projeto da casa Cosmos 3D. Aberta ao público mediante cadastro no site oficial, ela acontece entre os dias 4 e 7 de junho, das 13 às 17 horas, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

Confira as novidades do nosso Editorial